O que você está procurando?

Afinal, o que é administradora de consórcio?

28 de outubro de 2021
Blog image

Todas as vezes que você ouviu falar em consórcio, provavelmente deve ter visto algo relativo a uma administradora. Essas empresas são muito importantes para dar andamento no consórcio, já que são elas que irão tomar conta de toda a parte operacional para que os seus sonhos e planos se realizem o quanto antes.

Por isso, é sempre bom saber o que é uma administradora de consórcio, qual o seu papel no consórcio e entender melhor quais os processo que ela é responsável. Então, para te ajudar quem está procurando fazer um consórcio, preparamos esse artigo para explicar mais sobre a função dessa empresa e como escolher a melhor administradora para o seu crédito.

Boa leitura!

O que é?

A administradora do consórcio é uma empresa responsável por cuidar e gerir todos os planos desse modelo de crédito. Atualmente, o mercado de consórcio conta com diversas opções de administradoras, sendo possível encontrar instituições bancárias mais tradicionais que oferecem esse tipo de negócio ou optar por administradoras independentes.

Aqui no Brasil, essas prestadoras de serviços de consórcio precisam ser registradas pelo Banco Central, que é o órgão responsável por fiscalizar e auditar todo o sistema de consórcio. Ou seja, todas as administradoras sérias precisam ser registradas no BACEN para garantir a veracidade das informações e a segurança dos contratos.

No geral, escolher a melhor administradora de consórcio fará toda a diferença para o seu planejamento, afinal, seus objetivos vão depender dela para se tornarem realidade o quanto antes. Por isso, é muito importante saber tudo sobre a empresa, seu histórico e tudo o que achar necessário para conseguir fechar um bom contrato.

Qual o seu papel dentro do consórcio?

A primeira coisa que você deve saber é que graças às administradoras é possível ter um bom consórcio. Dentro desse crédito, ela será responsável por todos os detalhes da carta de crédito, pela organização de assembléias e também precisará estar disponível para tirar todas as suas dúvidas sobre o plano ou sobre o consórcio no geral.

Basicamente, a função da administradora é garantir que todos os processos aconteçam sem que haja nenhum tipo de fraude ou golpe. Ela cuidará de todo o valor arrecadado para compra do seu bem e manterá o seu plano funcionando normalmente todos os meses.

Sendo assim, ao assinar um consórcio, mais do que estar perto de um grande objetivo, você estará firmando um compromisso com uma empresa de sua escolha. Estar atento aos detalhes será um diferencial.

Vale a pena ressaltar que, apesar dos diferentes tipos de consórcio serem organizados e funcionarem em um sistema só, as administradoras não são iguais. Cada empresa leva em consideração suas condições de funcionamento e por esse motivo, cada uma possui uma porcentagem de taxas, regras para pagamento e outros itens diferente das demais.

Uma das principais mudanças de uma administradora de consórcio para outra é relativa à taxa de administração. Essa taxa é relacionada à porcentagem da mensalidade do consórcio que é destinada apenas para o pagamento dos serviços prestados pela administradora.

É possível encontrar diversas administradoras com taxas baixas e outras com encargos mais custosos. Nesse caso, você precisa prezar a confiabilidade com a empresa e refletir qual a melhor condição de consórcio que cabe no seu bolso.

Como avaliar uma boa administradora

Para que a sua procura de uma boa administradora seja mais fácil, separamos algumas dicas para avaliar e encontrar a melhor empresa de consórcio para o seu bem-estar, e, claro, para o seu bolso.

Essas dicas devem ser levadas em consideração antes de assinar o contrato, pois nesse momento de pesquisa você não possui nenhum tipo de compromisso com a empresa responsável pelo consórcio. Veja como ficar mais próximo dos seus objetivos com uma administradora responsável e confiável:

Procure o registro no Banco Central

Como falamos, a melhor forma de saber sobre a reputação e a situação legal de uma administradora é verificando seu registro no Banco Central. Esse órgão deve autorizar o exercício da comercialização de planos de consórcio e ele fiscaliza constantemente todas as transações e documentação da administradora.

Você pode fazer essa pesquisa no site do BACEN, verificando a lista de instituições que estão autorizadas a comercializar esse tipo de crédito. Essa é uma maneira bem prática e simples de conseguir saber se aquela administradora que te fez uma boa oferta é confiável ou não.

Pesquise sobre ela na internet

A internet é um meio muito intuitivo e acessível de conseguir informações sobre administradoras de consórcio. Uma rápida busca por nomes e já é possível acessar depoimentos de outros clientes, opiniões e até verificar os dados do próprio site da instituição de crédito.

Um dos sites mais conhecidos e seguros do Brasil para se ter informações sobre as empresas de consórcio é o Reclame Aqui. Nessa plataforma, você descobre a reputação, tem acesso a depoimentos de outros consorciados e tem acesso a quantidade de reclamações, entre outros tipos de dados.

Além disso, busque por uma rede de contatos que já realizou planos de consórcio com essa empresa em questão. Fale com esses clientes, descubra informações sobre atendimento, planos e tudo o que achar importante perguntar.

Compare as porcentagens das taxas

Como falamos, as taxas aplicadas entre as administradoras de consórcio podem variar muito. Então, além de buscar uma empresa confiável, você precisa saber qual a melhor taxa que cabe no seu bolso.

Uma boa maneira de saber sobre isso é pesquisando muito, em diversos sites. Por exemplo, uma das instituições que mais contempla os consorciados antes do prazo final é o Banco Itaú. Sua taxa de administração é baixa e, mesmo com um sistema unificado, é preciso entender mais sobre o Consórcio Itaú e o seu funcionamento para garantir o melhor negócio.

Faça uma simulação de consórcio

A simulação de consórcio é uma das melhores formas para escolher a melhor oferta para o seu bolso. Nela, é possível identificar opções acessíveis de planos de consórcio com administradoras confiáveis e ter acesso às porcentagem de taxas.

Sem compromisso, o simulador é muito intuitivo e com certeza te ajudará a escolher o melhor consórcio. Faça a sua simulação de consórcio agora mesmo e escolha a oferta ideal para o seus planos!

Categorias:

Consórcio

Compartilhe:
Facebook logo

Última notícias

Última notícias