O que você está procurando?

Entenda mais sobre aplicação financeira em grupo de consórcio

26 de janeiro de 2022
Blog image

Dentro do mercado de finanças, existem muitas possibilidades para ganhar um pouco mais investindo. Os modelos de investimentos são vários, mas você conhece algum tipo de aplicação financeira voltada para o consórcio?

A aplicação em grupos de consórcio é um tipo de investimento seguro. Quer aprender mais sobre esse modelo de negócio e conseguir ter um investimento sobre o consórcio? Descubra aqui e boa leitura!

O que é aplicação financeira?

A aplicação financeira, ou investimento, é um ativo ou título oferecido por uma instituição para que você invista uma quantia para conquistar uma renda acima daquele valor.

Dentro de cada aplicação, existem detalhes que precisam ser levados em conta na hora de escolher. Sendo eles:

  • rentabilidade: retorno obtido de acordo com o seu investimento, valor que você ganhará depois de um certo período;
  • liquidez: o tempo que você consegue resgatar o valor aplicado;
  • risco: aquilo que define a chance do seu retorno financeiro seja positivo ou negativo.

Esses três fatores são os principais influenciadores em muitos aspectos da sua aplicação financeira. Por isso, é ideal saber qual a rentabilidade, a liquidez e o risco de um investimento antes mesmo de colocar o seu dinheiro em jogo.

Perfil do investidor

Dentro das aplicações financeiras, você com certeza ouvirá muito sobre o perfil do investidor. Isso nada mais é do que uma definição dos hábitos e ações que cada um tem diante do mercado. 

Conheça os principais tipos de investidor em aplicações financeiras:

  • conservador: não gosta de correr risco, mantendo seus investimentos em rendas fixas e com pouca porcentagem de perigo;
  • moderado: aquele que gosta de ter um investimento sem riscos, mas também não tem medo de se entregar a uma opção mais rentável, ou seja, ele fica no meio termo entre os dois extremos;
  • arrojado: investidores mais dispostos a riscos e, por isso, conseguem ter mais rentabilidade em suas aplicações financeiras.

Como funciona o consórcio?

Agora que você entendeu o que são aplicações financeiras, quais os principais termos que regem o mercado e já sabe qual o seu perfil de investidor, vamos ver como isso pode ser utilizado no consórcio.

O consórcio é um tipo de investimento a longo prazo. Ou seja, ele é adquirido como uma forma de planejar e garantir mais segurança para o seu futuro. O seu sistema de autofinanciamento trabalha com uma compra coletiva sem juros ou valor de entrada.

No consórcio, você adquire uma cota para um sonho pessoal e acaba trabalhando em grupo para garantir que todas as partes saiam felizes. Então, mensalmente, você contribui para alcançar este objetivo coletivo.

As assembleias do consórcio

As assembleias são reuniões mensais feitas para a prestação de contas e apresentação dos resultados dos sorteios e lances. Ambos são maneiras legais e supervisionadas pelo Banco Central para conseguir ter acesso à cota com certa folga. Nesse caso:

  • sorteio: de forma totalmente aleatória e feito pela Loteria Federal, os sorteios mensais entregam um número que será correspondente a cota. Todos os consorciados têm a chance de ganhar, mesmo no primeiro mês de contribuição;
  • lance: como um leilão, os lances são feitos de acordo com o valor que você pode antecipar do seu consórcio, variando consideravelmente de acordo com a pessoa e plano. 

Como é a aplicação financeira em grupo de consórcio?

Conforme o significado de aplicação financeira, você pode dizer que o consórcio não é um modelo de investimento, mas será mesmo? Vamos analisar de perto.

Investimento é tudo aquilo que traz um retorno futuro para alguém, seja uma aplicação de dinheiro ou investir em cursos ou imóveis. O consórcio é um investimento, pois você pode sim conseguir um valor a mais com o que conseguiu adquirir pelo autofinanciamento.

As aplicações financeiras dentro do consórcio devem ser feitas em grupo e noticiadas para a administradora no momento da assembleia. Todos os membros do plano devem decidir qual tipo de aplicação será feita.

Quando a sua carta de crédito for contemplada, a administradora responsável por cuidar do seu tipo de consórcio transfere a quantia total da sua cota para uma aplicação. Assim, irá render de acordo com o tempo e proporcionará um montante maior do que a aplicada.

Caso você já tenha sido contemplado, mas não utilizou o seu crédito, entre em contato com a sua administradora e manifeste a sua vontade de aplicar o valor da cota. Seus planos agradecem!

Para você conseguir o resultado esperado da aplicação financeira em grupo de consórcio, deve estudar bastante o mercado financeiro e encontrar uma empresa confiável para cuidar do seu consórcio. Sabia que o Banco Itaú também é uma das maiores instituições de consórcio do Brasil?

Isso mesmo, com uma alta taxa de contemplação, as suas chances de conseguir ser agraciado pela cota completa antecipadamente no Consórcio Itaú é ainda maior!

Para ter acesso às melhores ofertas do mercado e conseguir realizar uma excelente aplicação financeira com o seu plano, comece a ficar mais perto do seu sonho simulando o seu plano!

Gostou do artigo? Aproveite e leia também nosso artigo sobre se as parcelas do consórcio são fixas!

Categorias:

Consórcio

Compartilhe:
Facebook logo

Últimas notícias

Últimas notícias