O que você está procurando?

Casa própria: como funciona o financiamento de imóveis

28 de outubro de 2021
Blog image

Sair do aluguel e conquistar a casa própria é dar um novo passo para o seu futuro. Um imóvel em seu nome pode trazer mais independência, autonomia e, claro, a segurança de ter um lugar só seu para morar. Uma das alternativas para realizar esse sonho é pelo financiamento para imóveis.

Quer saber como funciona o financiamento de imóveis e quais as alternativas de crédito que podem te ajudar a comprar a sua casa própria? Acompanhe esse artigo e entenda tudo sobre esse tema tão importante para a realização dos seus planos futuros. Boa leitura!

O que é o financiamento imobiliário?

Para saber como funciona o financiamento imobiliário, vamos primeiro entender melhor o que é o financiamento em si. Esse tipo de crédito pessoal é bastante conhecido aqui no Brasil por disponibilizar o dinheiro para compra de um bem poucos dias depois da solicitação.

Essa solicitação deve ser feita informando o valor que você deseja financiar e, para dar andamento nas etapas, devem ser apresentados documentos como RG, CPF, comprovantes de renda e outros tipos de comprovações.

Esse sistema trabalha com uma etapa chamada de análise de crédito. Basicamente, ela serve para que o banco ou instituição que você escolheu veja se eles podem te considerar um bom pagador. Nessa análise são verificados seus dados pessoais, seu histórico nos órgãos de proteção ao crédito e todo o seu histórico financeiro com a instituição.

Passada a análise e você sendo aprovado, entramos na fase de pagamento da entrada e  conversas relativas a forma e prazo para quitação das parcelas. Com tudo acertado, é hora de assinar o seu contrato e comprar o imóvel que sempre desejou com o dinheiro do financiamento!

Como ele funciona?

O financiamento para imóveis envolve um processo muito único e dessa forma o dinheiro fica disponível na sua conta em poucos dias. Isso acontece porque, na verdade, o banco compra a casa em seu lugar e as parcelas que serão pagas servem para devolver o investimento à instituição.

Por isso, é comum que os juros sejam somados às parcelas. Lembre-se de que não é possível financiar mais do que 80% do seu imóvel, isso porque, para ser aceito no financiamento, você precisa apresentar 20% do valor total do bem como forma de entrada do crédito.

Nesse tipo de compra, os imóveis sofrem com uma cláusula que consta no contrato e é sempre importante se informar sobre ela: a alienação fiduciária. Esse item é relativo à sua compra em si, já que, como a sua casa foi adquirida pelo financiamento, legalmente, ela é do banco.

Essa alienação funciona também como uma garantia, principalmente porque caso haja alguma inadimplência da sua parte, o banco pode recolher o imóvel e leiloá-lo a fim de recuperar o valor do investimento. Ou seja, é ideal que você pague as parcelas em dia e elimine o quanto antes a alienação fiduciária do seu bem.

E o FGTS?

Quando começarem os pagamentos do seu financiamento, o banco provavelmente te informará sobre a possibilidade dos recursos do FGTS para quitar algumas parcelas. Essa é uma ação liberada e regularizada que pode ajudar e muito o seu planejamento, liberando uma boa parte do seu orçamento.

Qual a outra alternativa para comprar uma casa?

Outra forma de conseguir alcançar o tão sonhado plano da casa própria é escolhendo um outro crédito, o consórcio. Muitas pessoas podem até conhecer o consórcio, mas é comum confundirem com o financiamento. Porém, apesar de serem maneiras de se alcançar um bem, os dois são muito diferentes.

O consórcio 

O consórcio é uma forma mais planejada de realizar a compra de um bem, inclusive um imóvel. São vários tipos de consórcio, o que é ótimo se você deseja concretizar mais de um objetivo em um tempo aproximado e ainda não ter que se preocupar com prestações mais custosas.

O consórcio é um crédito que compensa bastante ao ser analisado como alternativa de negócio, justamente por ter regras e condições de pagamento diferenciadas. Por exemplo, esse tipo de crédito não solicita o pagamento de entrada para ser aprovado e também não tem análise de crédito.

Além disso, ele não cobra juros nas parcelas. Por isso, é importante saber mais sobre os seus planos também. 

Está pensando no futuro? O consórcio pode te ajudar! Principalmente porque as suas parcelas são relativamente menores e mais acessíveis, o que é ótimo para quem está começando um planejamento financeiro ou quer ir com calma com os planos que ainda irão se realizar.

Se você quer saber mais sobre o consórcio, faça agora uma simulação de custos sem compromisso algum. No nosso simulador você tem acesso a ofertas únicas e caso tenha alguma dúvida sobre esse assunto, os especialistas da Melhor Consórcio estarão disponíveis paraa te ajudar a escolher o melhor plano de consórcio!

Viu como financiar um imóvel pelo consórcio pode ser extremamente vantajoso? Faça sua simulação agora mesmo. Seguro, online e simples, o consórcio é para você e para os seus planos!

Leia também nosso artigo sobre como funciona o consórcio para terreno!

Categorias:

Meu Imóvel

Compartilhe:
Facebook logo

Última notícias

Última notícias