O que você está procurando?

Como funciona um consórcio de imóvel? Explicamos tudo!

28 de outubro de 2021
Blog image

Já pensou em ter um lar só seu e não precisar pagar valores exorbitantes para isso? Ou então comprar uma casa com muito planejamento e com as contas em dia? Então você precisa entender como funciona um consórcio de imóvel!

Para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, continue acompanhando o artigo. Boa leitura!

Você sabe o que é o consórcio?

O consórcio de imóvel opera do mesmo tipo que todos os demais consórcios. Portanto, para que você compreenda o que é o consórcio de imóveis, precisamos falar um pouquinho sobre esse modelo de crédito.

Criado com a intenção de ser um autofinanciamento coletivo, o consórcio existe para possibilitar que qualquer pessoa tenha a oportunidade de realizar um grande sonho sem precisar pagar muito para isso.

Mas, para esse autofinanciamento coletivo funcionar, é preciso seguir e obedecer algumas regras bem definidas e claras. O funcionamento dos consórcios acontece em grupos, ou seja, pessoas com um mesmo interesse se reúnem para adquirir um bem.

Assim, cada participante se compromete a realizar os pagamentos no período combinado, com os valores previamente acertados e sempre até uma data determinada. Por exemplo, quem procura comprar um apartamento pelo consórcio participará de um grupo com outras pessoas que também desejam comprar um imóvel. 

Para garantir o bom funcionamento dos grupos existe a Lei nº 11.795/08, conhecida como Lei dos Consórcios. Na Lei dos Consórcios estão definidos os direitos e deveres de todos envolvidos nos consórcios, desde os participantes até às instituições financeiras.

A Lei dos Consórcios é fundamental para garantir a segurança e a transparência de todo o processo. Além disso, a contemplação no consórcio acontece por meio da carta de crédito. Esse documento equivale ao valor solicitado e o consorciado recebe a sua quando finaliza os pagamentos das parcelas, quando oferece um lance vencedor ou então quando é sorteado pela administradora.

Então, podemos dizer que todas as características do consórcio fazem desse modelo de crédito uma opção muito segura, prática e acessível.

Conheça os tipos de consórcio que existem!

Quem tem um sonho trabalha duro e faz de tudo para realizá-lo. E não importa qual é o seu grande objetivo, nós sabemos o quanto as alternativas de crédito são importantes e podem facilitar esse processo.

Por isso, o consórcio está disponível para quem pensa em comprar a primeira casa própria, se mudar para um novo endereço ou construir um lar do jeito que sempre sonhou. Mas o consórcio também possibilita a compra de automóveis, como motos e caminhões. 

Agora que vimos que o consórcio não é nada parecido com um bicho de sete cabeças, vamos falar um pouquinho mais sobre os tipos de consórcio e para que servem cada um. Confira!

Consórcio de imóveis

O consórcio de imóveis é pensado para quem deseja dar um grande passo na vida. Afinal, a compra de um imóvel é sempre uma decisão muito importante. 

Por conta dessa característica, é preciso possuir muito planejamento e estrutura antes de enfim ter um imóvel só seu. E sabe qual o melhor de tudo? O planejamento é quase um sinônimo do consórcio!

Isso porque esse modelo de crédito conta com parcelas acessíveis e prazos extensos, possibilitando que você organize e planeje toda sua vida financeira enquanto, sem pressa, vai pagando as mensalidades.

O que é possível comprar no consórcio de imóveis?

Essa é a modalidade de consórcio que permite a compra de um terreno, de um apartamento novo, na planta ou usado. O consórcio de imóveis também possibilita que você compre uma casa onde sempre sonhou, seja no centro de uma grande metrópole, em uma cidade de praia, na serra ou onde quer que você deseje!

O consórcio ainda é uma excelente opção para quem quer iniciar a investir em imóveis. Se você realizar um consórcio para comprar um terreno, por exemplo, e construir um imóvel para colocá-lo à venda, terá feito um excelente investimento!

Consórcio de veículos

Há muito tempo os automóveis não são mais artigos de luxo ou exclusivos para passeio. Seja realizando serviços de entrega, transportando pessoas ou objetos, hoje em dia, os veículos são a fonte de renda para muitas famílias brasileiras

Com essa nova realidade, contar com alternativas que não pesem no bolso é fundamental. E o consórcio de veículos existe para que você não passe por dificuldades financeiras na hora de realizar o seu sonho

E o funcionamento do consórcio de veículos é igual ao consórcio de imóveis. Então, você já sabe: é praticidade, segurança e planejamento do início ao fim!

No consórcio de veículos só é possível comprar carro?

Bom, já vimos que o consórcio possui diversas vantagens. Portanto, não poderia existir outra resposta para essa pergunta! Não, o consórcio de veículos não é limitado apenas aos carros

Se o seu grande objetivo é possuir uma moto novinha ou seminova, o consórcio de veículos é a melhor alternativa. Mas, se você precisa de um utilitário ou outro veículo pesado, o consórcio também pode ajudar na realização.

Além disso, claro, o consórcio de veículos ainda permite que você tenha seu carro zero ou seminovo!

Vale a pena fazer consórcio de imóvel?

No artigo de hoje nós conhecemos várias possibilidades que só o consórcio pode oferecer. Com tudo isso, podemos destacar que o consórcio é uma opção de crédito que por si só vale muito a pena.

No caso do consórcio de imóveis, as vantagens dessa alternativa são ainda maiores. Afinal, o valor de uma casa, apartamento ou terreno não é baixo. Assim, não é todo mundo que pode comprar uma casa à vista.

Frente a essa realidade, é preciso recorrer a alternativas. Quando isso acontece, podemos observar dois grandes empecilhos: a alta taxa de juros nas parcelas e um alto valor cobrado como maneira de entrada

No consórcio de imóvel não existe a cobrança de nenhum dos valores. Isso mesmo! Sem juros e sem entrada, o consórcio de imóveis vai te deixar muito mais perto da realização do seu maior sonho.

Simule o seu consórcio de imóvel!

Ficou interessado em contar com um consórcio? Entenda como funciona o consórcio do Itaú!

Se você quer conhecer as melhores alternativas, utilize o nosso simulador! Basta preencher as informações e saber mais sobre os melhores planos. 

Categorias:

Meu Imóvel

Compartilhe:
Facebook logo

Última notícias

Última notícias