O que você está procurando?

Entenda como reformar a casa com consórcio

28 de outubro de 2021
Blog image

Ao comprar uma casa, a próxima etapa é deixá-la do jeito que você sempre quis. Mudar janelas, pintar as paredes, trocar as portas, entre outras mudanças, são uma maneira de reformar a casa para uma nova etapa da vida naquele espaço que é só seu.

Infelizmente, essas repaginadas acabam sendo bastante caras e, dependendo do tamanho da reforma, podem acabar ficando para depois. Mas, para te ajudar a guardar uma boa quantia e garantir as mudanças na sua casa, você sabia que é possível realizar um consórcio para reforma?

Esse tipo de consórcio é uma ótima maneira de ter um alívio para planejar toda a sua mudança e ainda reformar a casa, sem se preocupar com o orçamento. Quer saber o que é o consórcio para reforma, como ele funciona e o que é possível fazer com ele? Acompanhe este artigo!

Como funciona o consórcio para reforma

O consórcio é conhecido como uma compra a longo prazo, já que nesse modelo de crédito você primeiro paga e depois pode ter acesso à carta de crédito para comprar o que precisa para a reforma da sua casa. Desse modo, você pode ter uma grande economia, principalmente por não pagar juros nas parcelas.

Esse sistema é administrado por uma empresa especializada em consórcio, regulamentada pelo Banco Central. Essa administradora te colocará em um grupo de consórcio, em que todos os integrantes terão um interesse de modificar ou reformar a casa.

Com o pagamento das parcelas, esse grupo irá contribuir mensalmente para o fundo de aquisição ou fundo comum. Esse fundo é destinado apenas para a compra do seu bem e de todos os outros membros, como uma poupança em grupo.

Ao participar ativamente do grupo e manter as parcelas em dia, você se torna elegível para concorrer aos sorteios da carta de crédito e pode ofertar lances. Esses resultados são divulgados durante as assembleias, que são encontros mensais organizados pela administradora.

Caso você ofereça um bom lance ou conte com a sorte para ganhar a cota completa, a sua casa pode ser reformada antes do esperado. E, fique tranquilo, todas essas etapas são fiscalizadas pela administradora, o que garante a clareza e segurança do seu consórcio para a reforma.

Vale lembrar que as administradoras costumam ser bastante flexíveis com o consórcio, liberando a mudança de destinação da carta de crédito. Por exemplo, você pode iniciar um consórcio para compra de um outro imóvel, mas durante o prazo de pagamento, percebeu que seria mais proveitoso realizar uma reforma. 

Nesse caso, as empresas autorizam a mudança e, dependendo da situação, pode ser que ocorra um pequeno reajuste no valor da carta de crédito. Essa alteração só é possível em bens que são contemplados pela categoria mãe. No exemplo anterior, a categoria que abrange esses dois modelos de negócio é a do consórcio imobiliário.

Condições para aprovação

Mesmo que o consórcio seja mais democrático, esse tipo de contratação possui algumas condições para que seja realizado. Isso garante a integridade dos fatos, evita fraudes e outros riscos para você e para a administradora.

Para fazer a reforma da sua casa com o consórcio é necessário que o seu imóvel esteja em seu nome, mesmo se for residencial ou comercial. Essa propriedade precisa estar situada em território nacional e, caso seja preciso alterar as características do imóvel, é necessário apresentar um laudo de análise da prefeitura. 

Outros documentos solicitados são relacionados ao orçamento e cronograma da obra, memorial descritivo e o documento que informa os responsáveis técnicos pela reforma e obra, a ART do projeto e da sua execução.

O que posso fazer com um consórcio de reforma?

Se engana quem pensa que o consórcio de reforma é destinado apenas para quem quer repaginar um espaço. Com esse tipo de plano, é possível ampliar o seu imóvel, realizar a pintura e acabamento dos ambientes, instalar equipamento hidráulico e elétrico, construir áreas de lazer, fazer uma manutenção completa do imóvel, e outros serviços de reparo no geral.

Preciso de muito dinheiro para realizar a reforma da minha casa?

Materiais de construção, itens de pintura, pagamento de mão de obra são somados a outros gastos que o seu orçamento pode não conseguir bancar. Não ter o dinheiro total para a reforma da sua casa pode ser muito frustrante, por isso, o consórcio é uma das melhores maneiras de pensar no seu futuro e nas mudanças que deseja realizar em seu imóvel.

Como explicamos, o consórcio é uma maneira segura de juntar dinheiro para reformar a sua casa, justamente porque trabalha com um longo prazo e te garante mais tempo para planejar toda a sua compra e gastos.

Por exemplo, se você iniciar um consórcio para reforma hoje, pode contratar um plano com um prazo ideal para as suas necessidades, com mensalidades que cabem no seu bolso. Isso não pesa no orçamento e ainda te garante um tempo de respiro enquanto aguarda a tão sonhada contemplação. 

No consórcio, mesmo que você não tenha um dinheiro extra, é possível contratar esse crédito sem maiores problemas e com prestações muito acessíveis, tudo isso sem juros e sem entrada!

Ficou interessado e agora quer saber como fazer a reforma da sua casa com o consórcio? Realize uma simulação conosco! Totalmente online, você tem acesso às melhores ofertas de consórcio para que o seu imóvel fique do jeito que você sempre sonhou!

Faça sua simulação agora mesmo!

Gostou do artigo? Veja também nosso artigo sobre o que é e como funciona a tabela de consórcio!

Categorias:

Consórcio

Compartilhe:
Facebook logo

Última notícias

Última notícias