O que você está procurando?

Compensa fazer consórcio? Veja os prós e os contras

28 de outubro de 2021
Blog image

Comprar um bem demanda muita pesquisa e análise. Para ajudar a realizar esse tipo de compra, mesmo que você não tenha nenhum valor em caixa, surgem os créditos pessoais. E um dos mais conhecidos é o consórcio. Mas, será que compensa fazer consórcio?

Para saber se compensa ou não, é ideal que você entenda como esse tipo de sistema funciona, quais os prós e os contras e tirar todas as suas dúvidas sobre o tema. Por isso, leia nosso artigo completo e veja se o consórcio vale a pena para transformar seus sonhos em realidade. 

Boa leitura!

Entendendo o consórcio

A primeira coisa para saber sobre o consórcio é que, apesar de ser conhecido como um crédito pessoal, o consórcio trabalha com um sistema de autofinanciamento em que você é o responsável por juntar a quantia necessária para a compra do seu bem.

Em linhas gerais, o consórcio é como uma poupança coletiva, em que mensalmente a prestação ajuda a manter um fundo, que é onde ficará depositado todo o valor para compra.

O consórcio trabalha de maneira coletiva, ou seja, ele só funciona por juntar os consorciados que possuem interesse em um bem em comum. Esses grupos são administrados e fiscalizados por órgãos responsáveis que trabalham com o consórcio é possível ser contemplado antecipadamente.

O Consórcio Itaú, por exemplo, é conhecido por ser o que mais contempla seus clientes de maneira antecipada! Isso se dá por meio dos sorteios ou lances, que diminui o seu tempo de espera no consórcio. 

Para quem é recomendado

Ainda que o consórcio seja mais acessível, é preciso lembrar das características de contemplação do consórcio. No financiamento, por exemplo, a maioria de seus clientes são aqueles que precisam de dinheiro rápido, mesmo que ele seja acrescido com uma taxa de juros.

No caso do consórcio, a contratação é mais indicada para quem não tem pressa em ter o bem e pode aguardar por um tempo para se planejar e se organizar melhor, como uma compra a longo prazo.

Garantias do consórcio

Mesmo que seja distribuído por vários bancos, o consórcio tem garantias sobre os seus direitos. E isso evita que você caia em um golpe ou fraude.

Todas as administradoras de consórcio são registradas e fiscalizadas pelo Banco Central, sendo esse o órgão responsável pela segurança das transações e aprovando a prática das assembleias, no caso de contemplação antecipada.

Além disso, caso haja algum problema em seu consórcio, você ainda poderá recorrer na justiça, pelo Código de Defesa do Consumidor e também será respaldado pela Lei 11.795/08, conhecida como Lei dos Consórcios.

Afinal, compensa fazer um consórcio?

Diante de todas as informações que apresentamos, será que vale a pena começar um consórcio? Se você ainda não tomou sua decisão, vamos elencar os prós e contras dessa modalidade de crédito e, a partir disso, busque analisar a sua realidade financeira e veja qual é a melhor forma de ficar mais perto dos seus sonhos. Acompanhe:

Prós

  • Auxilia a iniciar um planejamento financeiro;
  • Não cobra juros;
  • Não é necessário apresentar valor de entrada para ser aprovado no consórcio;
  • Prazos longos e parcelas que cabem no bolso;
  • Ótima forma de aumentar seu patrimônio;
  • Disponível para consorciar muitos bens e serviços.

Contras

  • Tempo de espera para receber a carta de crédito;
  • Cancelamento automático depois de um tempo de inadimplência;
  • Espera para oferecer o lance vencedor.

Agora chegou a sua vez de decidir se compensa realizar um consórcio para compra da sua casa, carro ou pagamento daquela viagem que você sempre quis. Analise sua situação financeira, converse com nossos especialistas e faça uma simulação do seu consórcio! 

Com condições especiais, dê o primeiro passo para ficar mais perto dos seus sonhos hoje mesmo!

Aproveite e leia também sobre os tipos de consórcio que existem!

Categorias:

Consórcio

Compartilhe:
Facebook logo

Última notícias

Última notícias