O que você está procurando?

Consórcio em andamento: o que é e como entrar?

28 de outubro de 2021
Blog image

O consórcio é uma modalidade de crédito que propicia a compra a longo prazo e, no meio do processo, é natural que haja desistências do consórcio. Assim que alguém sai do grupo, a administradora precisa encontrar um outro participante para manter tudo funcionando perfeitamente. Por isso, é possível comprar cartas de crédito de um consórcio em andamento

Quer saber como funciona esse tipo de negócio e se há alguma vantagem em comprar um consórcio em andamento? Acompanhe esse artigo!

Como funcionam os grupos de consórcio?

O sistema do consórcio é bem diferente dos outros tipos de crédito. Enquanto no financiamento e no empréstimo você encontra uma possibilidade de compra mais individual, no consórcio a sua carta de crédito dependerá de um grupo para chegar até as suas mãos. 

Se algum membro do grupo estiver inadimplente, todos os outros participantes acabam sofrendo por conta dessa ausência. Por isso, as administradoras costumam vender consórcios em andamento, para garantir que nenhum membro não seja afetado negativamente caso alguém falte com a quitação da parcela. 

Desse modo, podemos dizer que há dois tipos de grupos: os novos e aqueles que já estão em andamento. Cada um deles tem suas particularidades, e você precisa levar isso em conta na hora de fechar a sua compra e começar a participar ativamente do grupo. Conheça mais sobre os modelos de grupo de consórcio!

Grupo novo

Como o nome diz, o grupo novo do consórcio é aquele que começa do zero. Nesse caso, todos os membros possuem o mesmo tempo de contribuição e os integrantes têm a mesma chance de serem contemplados. 

Nesse tipo de grupo, é bastante comum ter uma grande oferta de lances, principalmente porque todos os integrantes querem a sua carta de crédito o quanto antes. Nesse caso, será preciso estudar e conhecer bem algumas características do grupo para tentar antecipar a contemplação.

Isso porque não há como prever um bom valor como lance vencedor. Como sua concorrência é grande, no começo de um grupo novo fica mais difícil ser o ganhador, pois outros participantes podem ofertar lances mais agressivos, ou seja, de valores mais altos do que você pretende pagar para antecipar a obtenção da carta de crédito.

Grupo em andamento

Um consórcio em andamento tem uma mecânica de funcionamento um pouco diferente quando comparado a um novo grupo. A maior diferença é que esse grupo já passou por uma fase de lances mais acirrados e concorridos.

Isso permite que você realize previsões e escolha a melhor oferta para antecipar sua carta de crédito de uma maneira mais estratégica e planejada! Entrar nesse tipo de grupo é totalmente seguro, principalmente se você comprar seu consórcio em andamento diretamente pela administradora.

Esse tipo de venda é regulamentado pelo Banco Central, órgão responsável pela fiscalização do consórcio, e funciona para que o grupo que perdeu um de seus integrantes não seja afetado e atrase o seu sistema de contemplação.

Como comprar um consórcio em andamento?

Existem duas possibilidade de comprar um consórcio em andamento. Descubra quais são elas!

Diretamente com o consorciado

Nesse tipo de compra, você e o consorciado acertam os valores e fica sob sua responsabilidade pagar as mensalidades já quitadas pelo outro participante. Geralmente, as administradoras facilitam o processo e transferem a cota sem maiores problemas, liberando sua participação no grupo em andamento.

Com a administradora

Ao comprar o seu consórcio em andamento direto com a administradora, você tem ainda mais segurança no que está sendo feito. Nesse caso, não há uma cobrança relativa às parcelas anteriores no momento de adesão, mas as prestações atuais ficam um pouco mais caras para que haja a compensação de valores.

Sendo assim, você já começa a fazer parte do grupo, contribuindo para o fundo de aquisição ou fundo comum e tem acesso aos números ofertados. Também pode assistir às outras assembleias e já concorre aos sorteios.

Quais são os benefícios do consórcio em andamento?

O consórcio em si garante uma série de benefícios, principalmente para o seu bolso. Ao comprar um consórcio em andamento você tem acesso a outras vantagens que só um grupo com mais tempo de duração pode te oferecer. Conheça algumas delas!

Menos espera para contemplação

Digamos que o grupo novo comece. Nesse início, a chance de você conseguir ser contemplado é relativamente menor. Porém, com um consórcio em andamento, você já tem mais chances de antecipar a sua tão sonhada contemplação.

Isso acontece porque cada grupo tem um tipo de comportamento, principalmente aqueles que já possuem mais tempo de contribuição. Com os números relativos aos lances e porcentagem de contemplação em mãos, fica ainda mais fácil saber o melhor momento de tentar a sua antecipação.

Oferta de lances menores e com maiores chances de ganhar

Como falamos, cada grupo tem um comportamento. Ao comprar um consórcio em andamento, os lances mais altos já foram ofertados e os integrantes que tinham um valor expressivo para apresentar provavelmente foram contemplados — o que é muito bom para você!

Com os números relativos aos lances, você pode ir juntando um valor bom para o seu lance e aguardar o momento mais recomendado. Nesse caso, a chance de ser o ganhador e alcançar a sua carta de crédito é ainda maior, mesmo que a quantia que você apresente seja um pouco menor. 

Grande poder de compra

Mesmo que as parcelas do consórcio não funcionem apenas como a contribuição, ao ter acesso a cota de consórcio completa, você tem um grande poder de compra. Isso acontece pois as empresas entendem que o valor da sua carta de crédito será repassado pela administradora de uma forma total e de uma só vez.

Sendo assim, as compras pela carta de crédito são encaradas como compras à vista, o que possibilita uma boa negociação de outros benefícios e até descontos consideráveis. Por isso, é importante saber que ao comprar um consórcio em andamento sua contemplação pode estar bem perto! 

Gostou desse artigo? Acompanhe também nosso blogpost sobre como funcionam as parcelas no consórcio!

Categorias:

Consórcio

Compartilhe:
Facebook logo

Última notícias

Última notícias