O que você está procurando?

Conheça a modalidade de empréstimo para aposentado

23 de março de 2022
Blog image

As instituições financeiras oferecem diversas modalidades de crédito para quem precisa de dinheiro para realizar um sonho ou cumprir uma necessidade. Nesse quesito, uma das alternativas é o empréstimo para aposentado — o qual é especialmente voltado para quem já saiu do mercado de trabalho.

Nesse contexto, as condições são diferentes e podem ser vantagens em certos sentidos. Contudo, essa não é a única alternativa e o consórcio aparece como uma opção interessante.

Por isso, conheça como funciona a modalidade de empréstimo para aposentado e saiba se essa é a melhor escolha para você!

O que é um empréstimo?

O empréstimo consiste em um produto de crédito que pode ser solicitado junto a uma instituição financeira. Nesse caso, o banco analisa as informações e pode aceitar ou negar a solicitação referente ao valor.

Se o empréstimo for aprovado, o pagamento é feito diretamente na sua conta e é possível aproveitar o dinheiro, de acordo com os seus objetivos.

O que é e como funciona o empréstimo para aposentado?

Na prática, existem diferentes modalidades de crédito pessoal, o que permite que cada um faça a escolha mais adequada. Nesse contexto, uma das oportunidades é o empréstimo para aposentado.

Ele também é conhecido como empréstimo consignado. Uma de suas principais características é o fato de ele realizar o desconto na fonte, ou seja, diretamente do benefício recebido.

Com isso, é possível contratar e ter o valor referente à parcelas descontado automaticamente. Por isso, está limitado a servidores públicos, pensionistas e aposentados do INSS.

Quais são os benefícios dessa modalidade?

Devido à maneira como funciona, o empréstimo para aposentado pode ser vantajoso — e conhecer esses pontos positivos antes da contratação é essencial para entender melhor o que a alternativa pode oferecer. Confira alguns diferenciais:

Taxas de juros mais atraentes

Como o desconto da parcela é feito diretamente na folha, o risco para a instituição financeira tende a ser menor. Como consequência, as taxas de juros costumam ser menores que em um crédito pessoal comum.

Isso facilita a contratação e também garante que o custo efetivo total seja menor. Logo, pode ser uma alternativa mais acessível.

Liberdade para uso do dinheiro

Outro aspecto positivo consiste na facilidade e na autonomia para utilizar o dinheiro. Os recursos serão depositados diretamente em sua conta e você tem liberdade plena para utilizar como quiser.

É possível fazer uma reforma na casa, viajar, pagar despesas médicas ou destinar a outros usos. Desse modo, você tem a chance de aproveitar o dinheiro da forma que for conveniente.

Liberação rápida

Além disso, uma vez que o empréstimo para aposentado seja aprovado, a liberação dos recursos ocorre de maneira bem rápida. Com isso, há uma elevada disponibilidade dos recursos, de acordo com os interesses e com as necessidades. Para casos urgentes, pode ser uma alternativa interessante.

Porém, não significa que não haja burocracia. É preciso apresentar uma grande quantidade de informações e documentos, de acordo com as solicitações da instituição financeira.

Quais são os riscos e as desvantagens?

Porém, o empréstimo para aposentado também tem desvantagens que devem ser consideradas. A primeira delas é o pagamento de juros — mesmo que as taxas sejam mais baixas que na modalidade pessoal tradicional.

Então, você terminará pagando um valor consideravelmente maior que o montante que ficará disponível para o seu uso.

Além disso, pode haver endividamento. Como o desconto acontece automaticamente da aposentadoria, você terá menos recursos disponíveis. Dependendo da situação financeira, isso pode levar à necessidade de contratar mais empréstimos, gerando um efeito cascata.

É melhor escolher um consórcio ou um empréstimo?

Apesar de o empréstimo para aposentado ter vantagens em relação ao crédito pessoal, essa não é a única alternativa para considerar. Também é possível recorrer a um consórcio.

Ele consiste em um produto financeiro coletivo, em que diversas pessoas consorciadas se reúnem em um grupo, gerido por uma administradora. Cada pessoa paga valores mensais que ajudam a compor o montante necessário para a carta de crédito.

Mensalmente, ao menos uma pessoa é contemplada e também há a contemplação por lances. Todos continuam pagando até o final do grupo, quando cada participante será contemplado com sua carta de crédito.

O valor pode ser utilizado para comprar uma casa ou um terreno, reformar um imóvel, adquirir um veículo e muito mais. Assim, é possível fazer a escolha adequada para cada situação.

Um dos grandes diferenciais é que o consórcio não tem juros. A principal cobrança é a taxa de administração, que é diluída em todas as parcelas.

Ainda, o consórcio não se limita aos aposentados, sendo muito mais acessível nesse sentido. Logo, se você for capaz de fazer uma compra planejada, o consórcio tende a ser mais barato que o empréstimo e ainda mais conveniente.

Como você descobriu, a modalidade de empréstimo para aposentado é uma opção de crédito, mas não é a única. Com o consórcio, você tem a chance de fazer uma compra planejada e sem juros.

Quer mais informações sobre os consórcios do Itaú? Fale com os nossos especialistas pelo telefone 0800 354 4545

Compartilhe:
Facebook logo

Última notícias

Última notícias