O que você está procurando?
As instituições financeiras oferecem diversas modalidades de crédito para quem precisa de dinheiro para realizar um sonho ou cumprir uma necessidade. Nesse quesito, uma das alternativas é o empréstimo para aposentado — o qual é especialmente voltado para quem já saiu do mercado de trabalho.
Nesse contexto, as condições são diferentes e podem ser vantagens em certos sentidos. Contudo, essa não é a única alternativa e o consórcio aparece como uma opção interessante.
Por isso, conheça como funciona a modalidade de empréstimo para aposentado e saiba se essa é a melhor escolha para você!
O empréstimo consiste em um produto de crédito que pode ser solicitado junto a uma instituição financeira. Nesse caso, o banco analisa as informações e pode aceitar ou negar a solicitação referente ao valor.
Se o empréstimo for aprovado, o pagamento é feito diretamente na sua conta e é possível aproveitar o dinheiro, de acordo com os seus objetivos.
Na prática, existem diferentes modalidades de crédito pessoal, o que permite que cada um faça a escolha mais adequada. Nesse contexto, uma das oportunidades é o empréstimo para aposentado.
Ele também é conhecido como empréstimo consignado. Uma de suas principais características é o fato de ele realizar o desconto na fonte, ou seja, diretamente do benefício recebido.
Com isso, é possível contratar e ter o valor referente à parcelas descontado automaticamente. Por isso, está limitado a servidores públicos, pensionistas e aposentados do INSS.
Devido à maneira como funciona, o empréstimo para aposentado pode ser vantajoso — e conhecer esses pontos positivos antes da contratação é essencial para entender melhor o que a alternativa pode oferecer. Confira alguns diferenciais:
Como o desconto da parcela é feito diretamente na folha, o risco para a instituição financeira tende a ser menor. Como consequência, as taxas de juros costumam ser menores que em um crédito pessoal comum.
Isso facilita a contratação e também garante que o custo efetivo total seja menor. Logo, pode ser uma alternativa mais acessível.
Outro aspecto positivo consiste na facilidade e na autonomia para utilizar o dinheiro. Os recursos serão depositados diretamente em sua conta e você tem liberdade plena para utilizar como quiser.
É possível fazer uma reforma na casa, viajar, pagar despesas médicas ou destinar a outros usos. Desse modo, você tem a chance de aproveitar o dinheiro da forma que for conveniente.
Além disso, uma vez que o empréstimo para aposentado seja aprovado, a liberação dos recursos ocorre de maneira bem rápida. Com isso, há uma elevada disponibilidade dos recursos, de acordo com os interesses e com as necessidades. Para casos urgentes, pode ser uma alternativa interessante.
Porém, não significa que não haja burocracia. É preciso apresentar uma grande quantidade de informações e documentos, de acordo com as solicitações da instituição financeira.
Porém, o empréstimo para aposentado também tem desvantagens que devem ser consideradas. A primeira delas é o pagamento de juros — mesmo que as taxas sejam mais baixas que na modalidade pessoal tradicional.
Então, você terminará pagando um valor consideravelmente maior que o montante que ficará disponível para o seu uso.
Além disso, pode haver endividamento. Como o desconto acontece automaticamente da aposentadoria, você terá menos recursos disponíveis. Dependendo da situação financeira, isso pode levar à necessidade de contratar mais empréstimos, gerando um efeito cascata.
É melhor escolher um consórcio ou um empréstimo?
Apesar de o empréstimo para aposentado ter vantagens em relação ao crédito pessoal, essa não é a única alternativa para considerar. Também é possível recorrer a um consórcio.
Ele consiste em um produto financeiro coletivo, em que diversas pessoas consorciadas se reúnem em um grupo, gerido por uma administradora. Cada pessoa paga valores mensais que ajudam a compor o montante necessário para a carta de crédito.
Mensalmente, ao menos uma pessoa é contemplada e também há a contemplação por lances. Todos continuam pagando até o final do grupo, quando cada participante será contemplado com sua carta de crédito.
O valor pode ser utilizado para comprar uma casa ou um terreno, reformar um imóvel, adquirir um veículo e muito mais. Assim, é possível fazer a escolha adequada para cada situação.
Um dos grandes diferenciais é que o consórcio não tem juros. A principal cobrança é a taxa de administração, que é diluída em todas as parcelas.
Ainda, o consórcio não se limita aos aposentados, sendo muito mais acessível nesse sentido. Logo, se você for capaz de fazer uma compra planejada, o consórcio tende a ser mais barato que o empréstimo e ainda mais conveniente.
Como você descobriu, a modalidade de empréstimo para aposentado é uma opção de crédito, mas não é a única. Com o consórcio, você tem a chance de fazer uma compra planejada e sem juros.
Quer mais informações sobre os consórcios do Itaú? Fale com os nossos especialistas pelo telefone 0800 354 4545