O que está procurando?

Carta de crédito em consórcios: saiba mais!

13 de outubro de 2021
Blog image

Os consórcios são uma maneira mais acessível de conseguir realizar sonhos e planejar seu futuro. Esse modelo de crédito trabalha com regras próprias e condições únicas de pagamento. 

Uma das grandes diferenças é que, ao ser contemplado, você tem acesso a um documento chamado carta de crédito. Mas, você sabe o que é carta de crédito e como funciona a sua contemplação? 

Acompanhe o artigo e conheça tudo sobre esse documento, entendendo o motivo dele ser tão importante no consórcio e como a carta pode ser utilizada no momento da compra. Boa leitura!

O que é carta de crédito?

A carta de crédito é um documento que você recebe após a contemplação. Ao contratar um consórcio, detalhes como o valor da carta, a quantidade de parcelas e a destinação do crédito são previamente definidos. 

O valor que você solicitou é dividido pela quantidade de meses em que o seu consórcio foi distribuído, deixando as prestações mais baratas. Tudo é feito com muita antecedência para que o seu crédito seja mais seguro.

A partir do primeiro mês de contratação, já é possível participar das assembleias, concorrer aos sorteios e ofertar lances.

Como ela funciona?

Conhecido também como uma compra a longo prazo, o consórcio entrega o valor solicitado de uma maneira diferente, sem depositar a quantia em alguma conta. Ao invés disso, a instituição responsável ou administradora entrega a carta de crédito.

Por exemplo, digamos que você iniciou um consórcio para comprar um imóvel no valor de R$200 mil. Ao ser contemplado, o que você receberá é um documento oficial em seu nome indicando a quantia consorciada. E é ele que será apresentado no momento da compra do seu novo imóvel. 

A carta de crédito do consórcio te dá mais liberdade. Para entender o porquê, vamos continuar com o exemplo da compra do imóvel. 

Como o consórcio depende do futuro para se tornar realidade, as empresas responsáveis sabem que os seus planos podem mudar. Por isso, com a carta em mãos você pode perceber que é melhor usar o dinheiro para reformar o seu imóvel, sem precisar comprar um novo. 

Isso é plenamente possível, já que a alteração não será da categoria do consórcio, mas sim do bem.

Lembre-se de que essa mudança só é autorizada entre bens do mesmo conjunto. Se o consórcio contratado foi para imóveis, não será possível comprar uma moto ou carro com a carta de crédito, por exemplo.

Qual a importância da carta de crédito no consórcio?

As cartas de crédito trazem mais segurança para você e para a sua administradora. Elas só podem ser utilizadas por seus titulares, ou seja, apenas a pessoa responsável pelo consórcio poderá aproveitar a contemplação. Isso evita golpes e outras fraudes.

Todos os itens passam constantemente por reajustes de preços. Desse modo, a carta de crédito do consórcio não tira o seu poder de compra porque atende às suas necessidades, principalmente no momento de compra do item.

Como falamos, a carta de crédito pode te ajudar mesmo se os seus planos mudarem. Essa facilidade de alterar a destinação final do valor do crédito é uma ótima maneira de continuar sonhando junto com o consórcio. 

A contemplação no consórcio pode acontecer nos casos de lance e sorteio. Mas, é importante destacar que, aqueles que foram contemplados com antecedência, precisam continuar pagando todas as prestações restantes.

Você sabia que o Consórcio Itaú é o que mais contempla antecipadamente os participantes do consórcio? 

É possível comprar uma carta de crédito contemplada?

A prática de compra e venda de carta de crédito contemplada é bastante comum e diversas administradoras realizam a troca da titularidade entre os seus clientes. Nesse caso, faça negócio com alguém confiável, pois é você que assumirá as parcelas restantes.

A grande vantagem da compra de carta já contemplada é que essa prática adianta alguns meses de espera. Por isso, se você quer comprar sem pagar juros nem valor de entrada, escolher esse tipo de aquisição pode ser bastante vantajoso.

O consórcio é uma forma extremamente segura de adquirir bens. Acessível e muito mais barato do que outros créditos, ainda é uma excelente maneira de conseguir planejar melhor o seu futuro.

O mais importante de se saber é que a carta de crédito do consórcio é a única forma de conseguir comprar o bem desejado. Quer entender tudo sobre o consórcio contemplado e contratar o seu com mais segurança? Continue no nosso blog!

Categorias

Consórcio

compartilhe

Facebook logo

Mais notícias

Mais notícias