O que você está procurando?

Consórcio contemplado de veículos: o que fazer agora?

28 de outubro de 2021
Blog image

O maior sonho para quem inicia um consórcio é alcançar a carta de crédito. Esse documento é a comprovação necessária que possibilita a compra do bem que você conseguiu autofinanciar pela administradora. Mas, o que fazer quando o seu consórcio de veículos tiver sido contemplado?

Quando o consórcio é contemplado, as administradoras solicitam uma série de documentos e comprovações para garantir que a sua cota seja utilizada de forma segura e para que o seu carro ou moto estacione na sua garagem o quanto antes. Continue a leitura desse artigo e saiba mais sobre os processos e o que fazer quando o seu consórcio de veículos for contemplado!

Consórcio contemplado

Ao falarmos que o consórcio foi contemplado, queremos dizer que o valor da cota estabelecido em contrato para compra do bem foi liberado. Nesse caso, a administradora entra em contato com você para informar como ocorreu a sua contemplação, quais os próximos passos e regulariza todo esse processo para que a sua compra não tenha nenhum problema.

Para conseguir a contemplação antecipada, ou seja, antes do final do pagamento do seu consórcio, é ideal que você esteja com todas as prestações em dia e que seja ativo no seu grupo de consórcio. Seguindo essas recomendações, você se torna elegível para o sorteio e tem a possibilidade de oferecer lances.

Sorteio

Os sorteios acontecem durante as assembleias, são organizados pela administradora e fiscalizados e auditados pelo Banco Central. Nesse caso, você só poderá contar com a sorte para poder ter acesso a sua contemplação, pois os números são sorteados de maneira aleatória. Independente de ser o primeiro mês de contribuição, todos os consorciados sem pendências concorrem no sorteio.

Por exemplo, o Consórcio Itaú é o que mais contempla seus clientes, podendo liberar a carta de crédito bem antes do que você esperava. Dessa forma, fica ainda mais simples ter acesso ao veículo que foi a tanto tempo sonhado!

Lance

O lance também é uma maneira de antecipar a contemplação, mas ele pode ser calculado e previsto de maneira mais racional. Isso porque ele funciona como um leilão: quem der a melhor oferta, ganha a contemplação da carta de crédito.

Para ajudar os participantes, as administradoras disponibilizam os valores ofertados anteriormente e permitem que os consorciados analisem os resultados para dar um valor atrativo e quem sabe vencedor.

Tirando o sorteio e o lance, a outra maneira de conseguir a contemplação do consórcio para compra do seu veículo é aguardando até o final das parcelas. Mas, como essa alternativa pode ser mais demorada, converse com a sua administradora sobre os lances e estude os resultados das outras assembleias.

Liberação do crédito

Para que o seu consórcio de veículo contemplado possa ser aproveitado, as administradoras ou instituições responsáveis por esse tipo de crédito solicitam alguns documentos de seus clientes e do bem que será comprado. Veja alguns documentos e comprovações que precisam ser apresentadas:

Garantias

Como falamos, desde o seu primeiro mês de consórcio você pode ser contemplado com a carta de crédito. No consórcio, mesmo que sua contemplação tenha vindo bem antes do esperado, é sua obrigação continuar pagando as parcelas até o final do prazo.

Por isso, quando o ganhador do sorteio tiver menos tempo de contribuição, as administradoras solicitam algumas garantias para que as prestações sejam pagas, evitando problemas no grupo. Como todos os contratos possuem suas condições, as garantias podem variar, de acordo com o seu plano.

Documentação pessoal e comprovante de renda

Os documentos pessoais e comprovações de renda são outros papéis necessários para que o seu consórcio de veículos contemplado possa ser utilizado. Como a carta de crédito só pode ser utilizada pelo responsável, a administradora então fará a solicitação de documentos como:

  • RG ou CNH;
  • CPF ou CNPJ;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Comprovante de renda.

O comprovante de renda pode variar de acordo com a sua atividade de remuneração. Por exemplo, se você for um assalariado de carteira assinada, precisará levar o holerite ou a carteira de trabalho. No caso dos trabalhadores liberais, é preciso apresentar a cópia do Imposto de Renda ou do DECORE.

Informações sobre o veículo e compra

Como o seu consórcio contemplado foi o de veículos, é preciso mostrar determinados documentos sobre o automóvel. Nesse caso, comunique a marca, o modelo, o ano de fabricação e todas as informações importantes sobre o automóvel. Isso vale para modelos novos, seminovos e usados.

Com tudo acertado, chegou a hora de finalmente comprar o veículo que você sempre sonhou! Agora que você tem a carta de crédito em mãos e todos os documentos foram entregues e aprovados, seu consórcio garantirá um grande poder de compra e a possibilidade de negociar um bom valor!

É possível comprar um consórcio de veículos já contemplado?

Diferente do financiamento, o consórcio não trabalha com juros ou valor de entrada, por isso, muitas pessoas querem comprar um veículo por esse crédito, mas não tem muito tempo para esperar a contemplação. Desse modo, é comum encontrar quem vende consórcio contemplados e, aqueles que compram, têm chance de ter a carta de crédito de uma maneira mais rápida e simples.

Essa prática é muito simples, mas é sempre importante estar de olho com quem você faz negócio. Algumas administradoras comercializam consórcios contemplados ou cartas de crédito que estão próximas do seu final, assim o grupo não é prejudicado. 

Agora que você já sabe como o consórcio de veículos funciona quando ele é contemplado, fique atento aos lances e sorteios, separe seus documentos e receba sua carta de crédito, para ter um carro na garagem sem apertar seu bolso!

Categorias:

Consórcio

Compartilhe:
Facebook logo

Última notícias

Última notícias