O que você está procurando?

Consórcio de tratores agrícolas: saiba como funciona

4 de fevereiro de 2022
Blog image

A procura por alternativas de crédito para investir no agronegócio é crescente no Brasil. Nesse cenário, o consórcio de tratores agrícolas apresenta-se como uma forma acessível de conquistar bens tão importantes para tornar esse empreendimento possível.

Quer conhecer mais sobre essa opção de consórcio de máquinas agrícolas, descobrir tudo sobre o seu funcionamento e quais as principais vantagens? Então, continue acompanhando o artigo e boa leitura!

Como funciona o consórcio de tratores?

O funcionamento do consórcio de tratores agrícolas é idêntico aos demais tipos de consórcio. Ou seja, esse crédito também tem sua formação por meio da composição de grupos e todos os participantes devem seguir as mesmas regras para alcançarem a contemplação das respectivas cartas de crédito.

Além disso, o consórcio de tratores agrícolas acontece através da administração de uma instituição financeira responsável e devidamente acompanhada pelo Banco Central. De maneira segura, você compra seus bens com muito planejamento e sem precisar pagar a mais por isso.

Fazer um consórcio de tratores é repleto de benefícios, sendo alguns deles:

  • não há juros nas parcelas;
  • você não paga nada como entrada;
  • possibilidade de planejar sua vida financeira;

Quais são as etapas do consórcio de tratores?

Uma das principais características do consórcio é o seu funcionamento. Isso porque o consórcio opera de forma coletiva, diferente de outros créditos oferecidos no mercado.

Portanto, você e outros participantes contribuem mensalmente para que seja possível a contemplação de todos os consorciados. Apesar dessa característica, cada membro do grupo é responsável por custear individualmente o seu próprio bem, ou seja, “cada um paga o seu”.

Com isso, é possível dividir o consórcio em três etapas:

  • contratação;
  • participação no grupo;
  • contemplação.

A contratação é o momento de procura por uma instituição financeira e da assinatura do contrato. Nessa etapa, você deve levar em consideração o valor da sua carta de crédito e o percentual das taxas administrativas.

A participação no grupo nada mais é do que a reunião de todas as pessoas que procuram adquirir o mesmo bem que você. Aqui é onde você efetivamente passa a fazer parte do consórcio. 

Para garantir o melhor andamento do grupo existem as assembleias, que são reuniões organizadas pela administradora do consórcio. Esses encontros costumam acontecer mês a mês e neles é que acontece a prestação de contas, além dos sorteios e possibilidades de oferta de lances.

Já a contemplação pode acontecer de 3 maneiras: através da finalização do pagamento das parcelas; por meio de um sorteio; ou na oferta de um lance vencedor. 

Os lances são como leilões, onde há uma oferta vencedora e que tem direito à carta de crédito antes do pagamento total das parcelas. Dependendo da empresa administradora, os lances podem ser dos tipos:

  • livres;
  • embutidos;
  • fixos.

A importância da mecanização da produção agrícola

A vida no campo é dinâmica e está em constante evolução. A mecanização da produção agrícola vem para acelerar essa transformação. Com isso, os resultados também aumentam, pois tudo isso traz celeridade e eficiência aos processos.

Os diversos tipos de tratores e demais maquinários aumentam a produção, facilitam o plantio e a colheita e ainda trazem muitos outros benefícios.

5 razões para investir em maquinário e tecnologia no agronegócio

Investir em maquinário e na tecnologia no campo é uma maneira de pensar o futuro! Veja 5 razões para começar hoje mesmo:

O agronegócio é muito rentável

O agronegócio é um setor que se destaca ano após ano no Brasil, e isso não vem de hoje. O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada mostra que, em 1970, a participação do agro na economia correspondia a 7,5% de todo o Produto Interno Bruto Brasileiro. Já em 2020, esse percentual de participação alcançou 26,6% do PIB.

Ou seja, os números indicam que cada vez mais o papel do agronegócio na economia brasileira é de protagonismo!

Nosso país é referência mundial na produção de grãos, hortaliças, pecuária e tudo mais que o solo pode abrigar e dar vida. Por isso, começar a investir do zero no agro ou aprimorar e ampliar a sua capacidade tecnológica e produtiva é uma atitude fundamental para qualquer pessoa que procura por um investimento rentável.

Com o consórcio de tratores agrícolas você pode estar dando o primeiro passo para alcançar esse sucesso.  

Melhora e aumenta a produtividade do campo

Aliar o investimento em maquinários e na tecnologia traz diversos benefícios para o produtor rural. A melhora na qualidade da produção é visível quando existe uma preocupação com os maquinários.

Além disso, a produtividade é alavancada de maneira considerável quando os processos são automatizados. O uso de equipamentos complementares, por exemplo, potencializa muito a produção. 

Combinar o preparo do solo feito a partir do uso de semeadoras com processos de irrigação é uma excelente maneira de obter os melhores resultados em todas as etapas.

Padroniza as produções

Grãos com a mesma qualidade e um processo de desenvolvimento completo das plantações é fundamental para quem preza pela obtenção dos melhores resultados. A padronização da produção agrícola significa garantir exatamente isso.

Essa padronização ainda é muito benéfica para os consumidores, que têm a segurança de adquirir produtos sabendo da qualidade daquilo que estão levando para suas casas. Com isso, todos os envolvidos na grande cadeia do agronegócio ganham!

Agiliza os processos

Os maquinários agrícolas, principalmente aqueles mais pesados, trazem muita agilidade para o dia a dia dos produtores rurais. Hoje, as grandes fazendas precisam ser administradas de maneira profissional, técnica e assertiva.

Por tudo isso é tão fundamental ganhar tempo. Então, para agilizar os processos, não deixe de investir nos maquinários que sua fazenda precisa. Nessas horas, contar com um consórcio de tratores agrícolas passa a ser fundamental!

Traz previsibilidade

A previsibilidade nos resultados está diretamente ligada aos processos de padronização da produção, porém, não se restringe a isso. Até mesmo porque no campo é fundamental que os produtores consigam planejar suas ações, estudar e analisar os resultados, entre outros pontos.

Com tantas vantagens, fica fácil entender o porquê de tantas pessoas buscarem créditos rurais e o consórcio de tratores é um deles.

Mas você sabia que essa alternativa possibilita a realização dos mais variados sonhos? Aproveita também para conhecer o consórcio de imóvel rural.

Compartilhe:
Facebook logo

Última notícias

Última notícias