O que você está procurando?

Consórcio de imóvel pode ser usado para construir?

19 de janeiro de 2022
Blog image

Os consórcios atraem cada vez mais participantes, pois oferecem condições únicas de pagamento. Porém, é normal ter algumas dúvidas relacionadas ao uso crédito — muitas pessoas perguntam se o consórcio de imóvel pode ser usado para construir algo novo, por exemplo.

Se você quer saber a resposta para essa e outras questões, continue conosco!

Como funciona o consórcio de imóveis?

O consórcio é um sistema de autofinanciamento coletivo. Nesse modelo de crédito, as instituições financeiras responsáveis ficam encarregadas de reunir e organizar pessoas em grupos com um mesmo interesse em comum: viabilizar a aquisição de algum bem de alto valor.

A reunião desses grupos, por sua vez, acontece de acordo com a finalidade do bem desejado. Se alguém vai até a administradora na intenção de comprar um carro, essa pessoa será reunida com outras que também desejam realizar um consórcio de veículos. 

No caso do consórcio de imóveis, o processo de contratação é exatamente o mesmo. Portanto, o funcionamento de todos os tipos de consórcio é idêntico, independentemente da finalidade do crédito. 

Existe um consórcio para construção?

O consórcio para construção é uma possibilidade dentro do consórcio de imóveis! Isso porque esse tipo de crédito é apenas uma categoria, e não um limitador. É possível utilizar o consórcio de imóveis para:

  • comprar um apartamento pronto, usado ou na planta;
  • construir uma casa nova;
  • adquirir um terreno no campo, na praia ou na cidade;
  • comprar uma casa usada;
  • comprar um imóvel comercial.

Com tantas possibilidades, a contratação de um consórcio imobiliário pode transformar sua vida e a construção do seu patrimônio. 

Sabe qual o melhor de tudo? Caso você contrate um crédito imobiliário com a intenção de comprar uma casa, mas decida mudar de ideia durante o andamento porque um apartamento está mais dentro dos seus novos planos, é possível alterar a finalidade da carta de crédito.

O que fazer para construir a casa com o consórcio?

Seja para seu novo lar, seja para um imóvel comercial, o consórcio de imóvel pode ser usado para construir qualquer edificação. Para fazer isso, porém, é preciso seguir todas as etapas do consórcio.

O consórcio é um tipo de compra a longo prazo e no momento de assinatura do contrato, você está concordando em ter o benefício — ou seja, a carta de crédito — ao final do pagamento das parcelas.

Mas as administradoras encontram maneiras de adiantar essa contemplação! Todos os meses, o grupo de consórcio é reunido em um evento chamado de assembleia, que nada mais é do que um encontro organizado pelas administradoras.

Nas assembleias, é feito o informe de questões importantes, a prestação de contas e também a realização do sorteio de uma contemplação antecipada.

Além disso, as administradoras também possibilitam o oferecimento de lances, que são uma espécie de leilão no qual a oferta mais alta tem acesso à carta de crédito.

Portanto, o primeiro passo para construir o seu imóvel com o consórcio é participar ativamente do grupo. Depois de ter acesso ao benefício, é só providenciar a documentação relacionada ao bem que você deseja comprar e começar a aproveitar essa nova fase da sua vida!

Quais as vantagens de construir com um consórcio de imóveis?

Realizar um consórcio de construção traz inúmeras vantagens. Por isso, listamos abaixo alguns dos principais benefícios de optar por esse tipo de crédito. Confira!

Possibilidade de ter sua casa do jeito que sempre sonhou

Passar anos idealizando todos os cantinhos do seu lar vai deixar de ser um sonho com o consórcio de imóveis. Ao optar por ele e decidir utilizá-lo para construir algo do zero, você tem a chance de fazer tudo como sempre quis.

Oportunidade de negociar e conseguir os melhores valores

Ao invés de repassar diretamente o valor para uma conta bancária, o sistema do consórcio opera com o benefício da carta de crédito.

Esse documento é o que possibilita a compra de um terreno, de um imóvel propriamente dito e também de todos os demais itens relacionados que você possa precisar. 

Por exemplo, a construção de um imóvel exige a compra dos materiais, do pagamento da mão de obra e de toda documentação para evitar ilegalidades. A carta de crédito te permite negociar em todas essas etapas, pois você estará pagando tudo à vista.

Assim fica fácil conseguir os melhores valores do mercado!

Todos os benefícios do consórcio

Segurança e praticidade são vantagens que o consórcio apresenta desde o momento da contratação do crédito. Ao decidir construir sua casa com esse sistema, você poderá contar todas elas e muito mais!

Isso porque o consórcio para construção é sem juros e sem entrada, deixando as prestações super acessíveis e permitindo que você dê início ao sonho da casa própria mesmo sem um grande capital inicial. 

Construir sua casa com o consórcio é seguro para o seu bolso e também para o seu planejamento. 

Todas as instituições que oferecem o crédito são fiscalizadas de perto pelo Banco Central, além de só poderem atuar dentro dos limites da Lei nº 11.795. Conhecida como Lei dos Consórcios, a legislação apresenta os direitos e deveres de todos os envolvidos e ainda define as diretrizes de funcionamento do sistema.

Então, viu só como o consórcio de imóvel pode ser usado para construir sem comprometer o seu orçamento e sem oferecer riscos? Agora é só detalhar sua vida financeira para entender a real situação que você se encontra, fazer as contas e procurar pelo melhor plano.

Quando chegar essa etapa, saiba que você pode contar conosco! No Melhor Consórcio, você pode usar o simulador de consórcio para conhecer mais sobre o que as administradoras têm a oferecer.

A simulação é o jeito mais seguro de encontrar o plano ideal de consórcio para suas necessidades. Não perca mais tempo e comece suas pesquisas!

Categorias:

Consórcio

Compartilhe:
Facebook logo

Últimas notícias

Últimas notícias