O que você está procurando?

Consórcio para construção de imóvel vale a pena?

28 de outubro de 2021
Blog image

Conquistar a casa própria é o sonho de muitos brasileiros, seja para sair da casa dos pais, porque a família aumentou ou por qualquer outro motivo. Para isso, porém, é muito comum procurar por alternativas de crédito que facilitem o processo. Nesse cenário, algumas pessoas perguntam se o consórcio para construção de imóvel vale a pena.

Com prestações acessíveis e possibilitando que você tenha seu lar da maneira que sempre sonhou, o consórcio de terreno e construção cabe no bolso. Quer conhecer mais sobre essa alternativa de crédito? Acompanhe o artigo!

Como funciona o consórcio de imóveis para construção? 

O consórcio de imóveis para construção opera com um funcionamento idêntico aos outros tipos de consórcio imobiliário. Ou seja, em linhas gerais, você primeiro precisa encontrar uma instituição de crédito que ofereça o serviço desejado, assinar o contrato, manter os pagamentos em dia e aguardar a contemplação. 

Como escolher uma administradora?

Escolher a administradora certa para realizar o seu consórcio de imóveis para construção é a tarefa mais importante de todas. Afinal, estamos falando de um grande sonho seu!

Por isso, leve em consideração alguns fatores como:

  • quantidade de pessoas contempladas pela administradora;
  • reputação da instituição financeira;
  • condições de pagamento do crédito.

Com planos para atender os mais variados tipos de público, no consórcio para terrenos e construção do Itaú você encontra alternativas capazes de conciliar todos os seus objetivos. Para descobrir mais sobre como funciona o consórcio Itaú, clique aqui! 

Como funciona a contemplação?

A contemplação é o momento mais esperado, aquele em que você finalmente poderá ter em mãos sua carta de crédito do consórcio. Essa etapa afeta diretamente o tempo de duração do seu consórcio.

Isso porque a duração do consórcio irá depender de muitos fatores. Por exemplo, se você deseja adquirir um terreno de alto valor, mas quer pagar pequenas parcelas mensais, com certeza seu consórcio irá durar um tempo considerável.

Como no consórcio a compra do bem ou serviço acontece como uma espécie de autofinanciamento, você primeiro paga integralmente o crédito e só depois fica livre para usufruir. Para diminuir esse tempo de espera, as organizadoras dos consórcios possibilitam a contemplação por meio dos sorteios e da oferta de lances.

A oferta de lances é semelhante a um sistema de leilão, onde primeiro você oferece um valor e, se sua proposta for a maior do grupo, tem direito a receber a carta de crédito. Já os sorteios independem de qualquer oferta, já que são realizados diretamente pela administradora por meio da Caixa Econômica Federal. 

Ambas as possibilidades só acontecem durante as assembleias e você precisa continuar pagando o valor da solicitação mesmo após ser contemplado. 

O que são as assembleias?

Ao assinar o contrato você estará participando de um grupo de consórcio com outras pessoas que também desejam comprar um terreno. Desse modo, todos contribuem em conjunto para a criação do Fundo Comum, montante responsável por viabilizar as compras do grupo.

Para monitorar e garantir o bom funcionamento do grupo de consórcio, as instituições financeiras realizam encontros mensais com todos os participantes do grupo. Essas reuniões são chamadas de “assembleia”. 

Quais as vantagens do consórcio para terreno e construção?

Comprar um terreno para construção por meio de um consórcio traz inúmeras vantagens para sua vida! Possibilitando maior segurança e tranquilidade, esse crédito é cada vez mais popular. Conheça algumas das principais vantagens do consórcio:

Maior poder de negociação

Quando você recebe sua carta de crédito, pode utilizar o valor inteiro da solicitação de uma vez só. Ou seja, se você fez um consórcio no valor de R$ 50.000,00, receberá a carta de crédito nesse valor e poderá gastá-lo de maneira integral

Tudo isso permite que você negocie muito durante a compra do seu terreno, pois o vendedor irá receber à vista.

Sem juros ou valor de entrada 

Já pensou em dar início a compra do seu terreno sem precisar pagar valor de entrada? No consórcio de imóveis, não é preciso dar um centavo sequer como pagamento de entrada! 

Outro ponto a ser levado em consideração diz respeito aos juros. Em outros tipos de crédito, é comum que as instituições adicionem juros ao valor das mensalidades. No consórcio você também fica livre desse adicional desagradável!

Segurança do início ao fim

O funcionamento dos consórcios é regido pela Lei nº 11.795/08, conhecida como Lei dos Consórcios. Além disso, os consórcios também são fiscalizados pelo Banco Central, e somente instituições financeiras devidamente legalizadas pelo BACEN podem oferecer o crédito.

O consórcio é a melhor opção de crédito do mercado?

A resposta para essa pergunta é muito complexa, mas podemos resumi-la em uma palavra só: depende. Isso porque é difícil dizer qual a melhor opção de crédito para todo mundo, uma vez que as realidades financeiras são muito diferentes.

Por exemplo, você já deve ter se perguntado sobre consórcio ou financiamento, qual dos dois é a melhor opção de crédito. Se você já possui um valor guardado e que pode ser utilizado para pagar a entrada de um terreno, o financiamento será uma alternativa mais rápida de obter o bem desejado. 

Agora, se a sua realidade permite que você tenha a oportunidade de se planejar e investir no seu futuro, o consórcio será a melhor maneira para conquistar o seu sonho.

Então, se você quer realizar uma compra com planejamento, sem comprometer o seu orçamento, com prestações que cabem no bolso e sem desembolsar grandes valores de uma vez só, com certeza o consórcio é a opção certa para sua situação.

Visite também nosso artigo sobre como funciona o consórcio de imóveis!

Categorias:

Meu Imóvel

Compartilhe:
Facebook logo

Última notícias

Última notícias