O que você está procurando?

As parcelas de um consórcio são fixas?

21 de janeiro de 2022
Blog image

O consórcio é um crédito que costuma contar com valores mais acessíveis e, além dessa incrível vantagem, esse modelo é excelente a longo prazo.

Mas como funcionam as prestações? As parcelas de um consórcio são fixas? Será que ainda vale a pena optar por um crédito como esse? Para te ajudar a fazer a escolha certa e salvar as suas economias, venha aprender mais sobre a mensalidade do consórcio!

Como funcionam as parcelas do consórcio?

O sistema de parcelamento do consórcio funciona como uma compra a longo prazo. Sendo assim, você vai pagando prestação por prestação para estar mais perto do bem que deseja.

Cada uma dessas mensalidades engloba algumas taxas, tendo uma destinação certa desde o momento da assinatura do contrato. Por isso, é muito importante que você entenda sobre os valores e porcentagens fixas nas parcelas do consórcio.

Taxa de administração

Essa é a porcentagem que custeia tudo o que a administradora faz pelo consórcio. Desde a organização das assembleias, até a liberação do crédito, todas as funções são pagas pela taxa de administração.

Fundo de reserva

Esse fundo é destinado para trazer mais segurança para o grupo e para o seu plano. Por exemplo, em casos de atrasos de pagamento da parcela, a quantia disponível nesse fundo consegue segurar os valores por um tempo.

Ao final do plano do consórcio, caso não haja nenhuma pendência financeira, a administradora do consórcio devolve o valor do fundo de reserva proporcionalmente para os integrantes do plano.

Seguro

O seguro é um acréscimo opcional ao seu plano. Como o nome diz, ele tem o intuito de trazer segurança para o pagamento das prestações.

O valor do seguro e a sua cobertura dependerá da administradora e da sua disposição na hora de contratar o serviço. Mas esse adicional pode cobrir:

  • seguro de vida;
  • invalidez;
  • seguro-desemprego;
  • inadimplência das parcelas, entre outros.

Fundo comum

O fundo comum não é bem uma taxa, porém precisa ser explicado. Esse fundo é voltado unicamente para manter o caixa do seu plano de consórcio, ou seja, graças ao saldo presente nessa seção, você poderá comprar o seu bem antecipadamente.

Reajuste da parcela fixa do consórcio

Ficou claro que o consórcio não tem surpresas, né? Então, para que você entenda ainda mais, precisamos falar sobre o reajuste. 

O reajuste de parcela é mais uma segurança que você tem do poder de compra disponível para negociar na hora de comprar o bem que tanto necessita. Por exemplo, se o seu consórcio durar uma boa quantidade de meses, é capaz que o seu bem fique um pouco mais caro através do tempo.

Por isso, o reajuste da parcela do consórcio garante a sua capacidade de comprar o bem que você sempre desejou! Essa alteração do valor varia de acordo com as tabelas do índice da compra em questão.

As parcelas do consórcio são fixas?

Como deu pra perceber, muitas coisas influenciam no parcelamento do consórcio. Seja por causa do bem em si, seja pela porcentagem das taxas cobradas pela administradora, é importante ler o contrato com calma e acompanhar de perto.

As parcelas de um consórcio são fixas, definidas desde a assinatura do contrato. Sendo assim, mesmo que o seu prazo seja de 90 meses, a única alteração de pagamento feita será pelo reajuste do mercado.

Sem acréscimo de juros, você já começa a planejar o pagamento desde o primeiro mês de contribuição! Isso garante que o planejamento financeiro esteja sempre em dia, não necessitando se desdobrar para realizar os seus sonhos e organizar o futuro.

Vale a pena contratar um consórcio?

Depois de aprender mais sobre as taxas e descobrir que as parcelas de um consórcio são fixas, você deve estar se perguntando se vale a pena contratar esse produto.

Analise os benefícios que você usufrui ao contratar o consórcio:

  • totalmente sem juros;
  • não cobra valor de entrada;
  • possibilidade de contemplação antecipada;
  • disponível para negativados;
  • traz mais planejamento e organização para a sua vida financeira;
  • extremamente seguro.

Quer começar a planejar o futuro de uma forma confiável e com parcelas fixas? Faça uma simulação gratuita e saiba quais as melhores condições de pagamento.

Categorias:

Consórcio

Compartilhe:
Facebook logo

Últimas notícias

Últimas notícias