O que você está procurando?
O consórcio é um modelo de crédito muito democrático, que se encaixa nos mais diversos tipos de sonhos. Mas, para iniciar no consórcio com o pé direito, é preciso apresentar alguns documentos que comprovem o seu compromisso com aquele crédito.
Com prazos longos e parcelas acessíveis, mesmo que você mantenha o pagamento em dia, será que o consórcio precisa do comprovante de renda? E para trabalhadores liberais, como comprovar a renda? Para saber mais sobre esse documento e tirar suas dúvidas, continue acompanhando esse artigo.
Boa leitura!
Primeiro de tudo, precisamos entender mais sobre o comprovante de renda. Como o seu nome diz, esse é um documento que mostra aos bancos quais os seus rendimentos. Ele é muito solicitado no momento de contratação de determinados serviços e ajuda que as instituições caiam em golpes ou fraudes.
Isso porque nenhuma empresa vai aceitar fazer negócio se não sentir segurança no pagamento, não é mesmo? Então, o comprovante de renda é apenas uma segurança a mais de que tudo que está sendo prometido será cumprido sem maiores problemas.
Na prática, ele mostra à administradora que você tem condições de pagar as parcelas do seu consórcio, sem se tornar inadimplente. Em casos mais sérios, sem a comprovação de renda, a empresa pode correr muitos riscos e colocar até os outros integrantes do grupo em uma situação delicada.
Além de proteger o consórcio, um comprovante de renda serve para:
Ou seja, o comprovante de renda é um dos facilitadores para que os seus sonhos se realizem! Por isso, para que você consiga conquistar seus objetivos, tenha um comprovante de renda atualizado sempre à mão.
Encontrou a opção de consórcio ideal para você? Ligue 0800 354 4545 e contrate!
No caso dos trabalhadores formais, o comprovante de renda pode ser apresentado de um jeito bem simples:
Como falamos, o comprovante de renda é uma segurança que as administradoras têm para fechar negócio com você. No caso dos consórcios, isso não é diferente.
O consórcio em si é um investimento a longo prazo, sujeito a muitos imprevistos. Por isso, a documentação que comprove a sua renda será sua aliada para mostrar à empresa que as parcelas serão quitadas em dia.
Mas, não se assuste, mesmo que você seja um profissional liberal, freelancer ou autônomo, o consórcio também é para você!
Você já deve ter reparado que o consórcio é muito acessível, certo? E, mesmo que você seja um profissional liberal ou de carteira assinada, o consórcio funciona da mesma forma para os dois casos.
Não tem segredo, o consórcio pode te ajudar a conquistar seu sonho de uma forma simples e democrática.
O consórcio é um sistema de compra a longo prazo, de uma forma bem mais planejada e em grupo. A cada parcela paga, você literalmente fica bem mais perto da sua casa própria ou do carro que sempre desejou!
Sem a necessidade do pagamento de entrada, o consórcio não conta com juros e as taxas presentes nas parcelas são muito pequenas. E, para que a sua conquista seja antecipada, as administradoras organizam assembleias para o sorteio e oferta de lances das cartas de crédito. Muito bom, né?
Viu, o consórcio funciona de forma simples e planejada, para que o seu futuro esteja ainda mais garantido, independente se você for um profissional formal ou autônomo!
Mas, se o consórcio aceita profissionais liberais e exige uma comprovação de renda, como conseguir iniciar o meu plano? Bom, as administradoras costumam aceitar vários outros documentos de comprovante de renda sem ser o holerite. Quer saber quais são? Continue a leitura!
O holerite é apenas uma possibilidade dentro de outros documentos que comprovam a renda. Por isso, vamos falar um pouco mais sobre essas possibilidades de comprovante de renda dentro do consórcio e te ajudar a contratar esse crédito. Veja:
A conta corrente é uma ótima maneira de conseguir comprovar sua renda e mostrar à administradora que tem condições de arcar com um consórcio. Geralmente, o extrato de até seis meses já é suficiente para apresentar como documento.
Por isso, de preferência, reúna todos os seus recebimentos em uma só conta corrente. Isso facilita a base total de ganhos e, para levar até a administradora, imprima esse extrato pelo site do seu banco ou peça ao seu gerente.
Boa parte dos profissionais autônomos têm o costume de declarar o imposto de renda. Após ser enviado para a Receita Federal, esse documento é considerado uma comprovação de renda para as administradoras de consórcio.
Porém, como ele se refere ao ano anterior, pode ser que seja preciso apresentar outro comprovante mais recente.
Uma forma muito simples de comprovante de renda é a apresentação de recibos e notas referentes ao seu trabalho. Mas, nesse caso, é importante que constem as assinaturas de todas as partes no recibo.
Então, guarde seus recibos e notas em uma pasta ou documente no computador. Dessa forma, o processo de apresentação dessa comprovação é menos trabalhoso.
A Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos, DECORE, é um documento que só pode ser feito por contadores. Por ser tão confiável, muitas instituições aceitam o DECORE como comprovante de residência.
Para a emissão, é preciso reunir outros documentos como extratos bancários, recibos e declarações passadas do Imposto de Renda. Assim, ao apresentá-lo à administradora, seu consórcio está bem mais perto de se tornar realidade!
A última coisa que a administradora deseja é que você desista do seu consórcio, por isso, facilita a sua vida desde a adesão do crédito.
Mesmo que o consórcio precise de um comprovante de renda, após esse artigo, ficou muito mais fácil de conseguir os documentos, né?
Se você quer dar o primeiro passo para o seu futuro, faça uma simulação com a gente agora mesmo e conte com o nosso time de especialistas para te ajudar!