O que você está procurando?

Cota de consórcio: entenda o que é e para que serve

9 de fevereiro de 2022
Blog image

O consórcio em si é um crédito muito vantajoso e tem uma operação sólida no Brasil. Sendo entendido como uma compra a longo prazo, o seu sistema de facilitação lida com certos detalhes únicos.

A chave para ter sucesso com o seu plano é entender tudo sobre o consórcio. Por isso, hoje vamos te explicar mais sobre a cota de consórcio, uma parte muito importante dentro desse crédito.

Venha tirar todas as suas dúvidas e decidir sobre o planejamento do seu futuro. Boa leitura!

O que é cota de consórcio?

A cota de consórcio nada mais é do que a representação de uma parte do valor solicitado. Seu objetivo é ajudar a te deixar mais próximo da realização de algum sonho.

Além disso, ela também é a sua identificação dentro do consórcio, ou seja, será por a cota que a administradora consultará sua descrição de pagamentos, plano escolhido, grupo, entre outros detalhes importantes.

Por esse registro individual é que o seu consórcio será monitorado do começo ao fim. Junto à famosa e desejada carta de crédito, é com a cota de consórcio que você garante a aquisição do item declarado no início do contrato. Assim, a cota é uma segurança a mais para o seu plano.

Qual a importância da cota de consórcio no plano?

Ao contratar um consórcio, o seu maior bem é a carta de crédito relativa ao plano. Afinal, será por meio dela que a compra do seu bem poderá ser efetivada! Ou seja, a cota de consórcio é muito importante para que o seu desejo se realize.

Por exemplo, depois de alguns meses de contribuição, você ganha o sorteio da cota contemplada. Graças a esse número, será possível puxar todo o seu histórico, saber sobre o grupo do seu consórcio e fornecer a carta de crédito para aquisição antecipada do seu item.

Com a cota contemplada, você receberá então o documento da carta de crédito que valida todos esses processos para a empresa responsável pela venda do bem.

Ao receber o documento, essa aquisição valerá como uma compra à vista e pode fornecer descontos e benefícios ainda maiores para o seu bolso!

Mas não é apenas para esses casos que entender melhor sobre a cota de consórcio é fundamental. Em situações de compra e venda, desistências e transferências, a cota se faz muito importante também. 

O que é possível fazer com a cota de consórcio?

Quando você contrata um crédito de longo prazo, sabe que muitas coisas podem acontecer no meio do caminho. Desse modo, pensando em seus clientes, o consórcio costuma ser bastante flexível.

Dando liberdade para decidir sobre o futuro do seu plano, o crédito pode te ajudar até nas horas mais complicadas financeiramente.

Quer saber mais? Separamos aqui algumas das possibilidades de cenário em que a cota de consórcio é muito essencial. 

Compra e venda

Pouca gente sabe, mas a venda de consórcios em andamento é regularizada e permitida entre os âmbitos legais. Dependendo da sua situação, a administradora pode até ajudar a encontrar novos clientes dispostos a comprar cotas de consórcio que já tiveram início.

É possível vender cotas contempladas e cotas de consórcio que ainda não foram agraciadas pela carta de crédito. O valor praticado para a venda precisa ser analisado para cobrir toda a sua contribuição até aquele momento.

Valores

Como a cota de consórcio não perde o seu valor de mercado com o tempo, ela continua  garantindo o poder de compra para todos aqueles que a possuem, independente do prazo.

Isso é de extrema importância para a hora de precificar o seu plano. Leve em consideração itens como:

  • valor total do crédito;
  • parcelas pagas até o momento da venda;
  • categoria e tipo do consórcio;
  • necessidades para a venda, entre outros detalhes.

Nesse caso, o melhor a se fazer é conversar com a administradora, informando o desejo de venda da cota e esperar uma boa oferta.

Negociação

Um item muito importante dentro da compra e venda da cota é a negociação. Se possível, faça um contrato à parte, que contenha informações sobre pagamento, prazos e todas as responsabilidades relacionadas a cota.

Transferência de titularidade

De acordo com a Lei do Consórcios, o consorciado tem o direito de transferir a titularidade do plano para outras pessoas. Isso pode acontecer em casos de desistências ou compras e vendas de planos em andamento.

Com a mudança de responsável pelo consórcio, o novo dono tem direito a tudo o que está no contrato e assume as obrigações que antes eram suas. Geralmente, esse processo é feito entre as partes e, caso não haja nenhum problema, a transferência é realizada sem maiores intercorrências. 

Uso para compra do bem

Outra possibilidade para o uso da cota de consórcio é a compra efetiva do bem! Essa operação normal pode acontecer de três formas diferentes:

  • sorteio;
  • lance vencedor; 
  • finalização das parcelas do consórcio.

Nesse caso, tudo ocorre sem maiores problemas, com a contribuição e a concretização dos direitos e deveres do consorciado. Ou seja, tudo é feito com a supervisão e segurança do Banco Central.

Como conseguir uma cota de consórcio?

A forma ideal de conseguir uma boa cota de consórcio é pesquisando muito. Por isso,o Melhor Consórcio disponibiliza para você um simulador completo, gratuito e online!

Você consegue comprar o seu plano com as melhores ofertas e ainda conta com um time de especialistas pronto para te ajudar e tirar todas as suas dúvidas. Faça uma simulação agora mesmo e venha mudar de vida com o consórcio!

Compartilhe:
Facebook logo

Última notícias

Última notícias