O que você está procurando?

Dicas para ter uma casa planejada

7 de março de 2022
Blog image

Seja pela funcionalidade ou puramente pelo design, ter uma casa planejada é o sonho de muita gente. Afinal, nada melhor que um papel em branco e boas ideias para tirar da cabeça a casa dos sonhos. 

Quem tem uma casa pronta ou um orçamento apertado pode não conseguir executar todos os planos do zero, mas isso não significa que não existe a oportunidade de atingir um resultado legal. 

Se você está em dúvida ou não sabe como colocar em ação a sua casa planejada, conheça algumas dicas e vantagens de dizer sim para o seu projeto. 

O que é e como ter uma casa planejada?

Assim como o nome já sugere, uma casa planejada é aquela cujo projeto foi desenhado para atender as necessidades de seus moradores. Esse projeto pode ser pensado e executado em diferentes níveis, que dependem da situação do imóvel e do orçamento disponível. 

Quando falamos em uma propriedade a ser construída, por exemplo, significa pensar em todas as etapas, desde a disposição dos cômodos até as funcionalidades que cada um deles terá. Esse é, sem dúvidas, o melhor dos cenários, já que qualquer plano – desde que com um bom orçamento – pode ser executado. 

Mas se engana quem pensa que a casa planejada perfeita é só aquela que começa do zero. Um imóvel já construído também pode ser adaptado para atender as necessidades ou desejos de seus proprietários. 

E se você acha que casa planejada é um sonho possível só para a minoria, saiba que existem diversos produtos financeiros que podem ajudá-lo a conquistar a sua. É o caso dos financiamentos e dos créditos imobiliários.

Vantagens de ter uma casa planejada

Ter uma casa do jeitinho que você quer é, sem dúvidas, a principal vantagem de ela ser planejada. Mas ainda existem outros benefícios:

  • Total aproveitamento do espaço;
  • Possibilidade de automatizar os cômodos;
  • Maior funcionalidade nas áreas;
  • Redução de custos com reformas e manutenções; 

5 dicas para ter uma casa planejada

Feche os olhos e imagine sua casa do jeitinho que sonhou. Ambientes integrados, espaços mobiliados e funcionais... Parece bom, né? E para que tudo isso saia como o planejado, separamos algumas dicas de cuidados e atenção que você precisa ter na hora de montar o seu projeto e, principalmente, tirá-lo do papel. Anota aí!

Foco no aproveitamento total

Projetar uma casa de acordo com o espaço de seu terreno é uma excelente maneira de aproveitá-lo ao máximo. Você planeja incluir uma piscina e área de churrasqueira para receber os amigos? Então pense em como esses espaços podem ser dispostos. Lembre-se que a churrasqueira tem total conexão com a área da cozinha e que deixá-las próximas é uma maneira de otimizar o seu tempo e evitar bagunças em excesso. 

Já uma piscina de sucesso é aquela que tem sol por bastante tempo. Por isso, nada de escondê-la atrás da casa. E se puder deixá-la próxima à área social, o churrasqueiro não fica sozinho enquanto as pessoas se divertem. 

Falando na área interna da casa, lembre-se que o total aproveitamento está na distribuição dos móveis. Quanto mais cantinhos você conseguir ocupar, mais aproveitável e inteligente se torna aquele espaço. 

Faça uma reserva para a qualidade do projeto

Quando você tem a oportunidade de planejar, seja em um terreno novo ou em imóvel já construído, a escolha dos materiais é essencial. Isso porque ela é determinante para conferir à casa maior durabilidade. A equação é simples: quanto maior a qualidade, menor a manutenção. 

Falando em móveis planejados, por exemplo, o custo normalmente é maior quando comparado a de opções já fabricadas. Entretanto, o valor embutido é superior. Então, se você está nessa etapa, vá em busca de empresas que ofereçam um projeto completo, de boa qualidade e com bons preços.   

Seja um aliado da natureza

A dica do sol não vale só para quem quer ter uma piscina. Se você é adepto do home-office, por exemplo, posicionar o escritório em uma área que receberá luz solar na parte da tarde pode não ser uma boa ideia. 

Embora nesse período a luz seja maior e você possa dispensar energia elétrica, é nele também que o ambiente fica mais quente. Por outro lado, uma área que se beneficia completamente do sol da tarde é a lavanderia. Roupas sequinhas mais rápido!

Outro elemento natural que deve ser usado a seu favor é o vento. A área da lavanderia merece uma boa ventilação, assim como a varanda em que você quer descansar. Outra vantagem é a economia com o ar-condicionado.

Pense em suas necessidades

De nada adianta ter uma casa bonita, mas pouco funcional. Se a sua pastinha de referências não atender às suas necessidades do dia a dia, ela deixa de ser inspiração e passa a ser sua inimiga. 

O conselho é pensar em tudo o que você busca em sua casa dos sonhos e, só depois, olhar para o que o mercado tem de ideias. O espaço é pequeno e você o divide entre moradia e trabalho? Aposte em móveis versáteis que se adaptam ao longo do dia. Uma escrivaninha durante o expediente pode facilmente se tornar uma estante na hora de receber as visitas. 

Orçamento apertado? Faça priorizações

Se não dá para investir no projeto todo de uma vez porque a verba está curta, estabeleça suas prioridades. Atue por cômodos ou naquela área que está causando mais dor de cabeça em sua rotina. Mais que um grande orçamento é dar o primeiro passo na realização dos seus sonhos. Lembre-se que també é importante ter um bom controle financeiro e poupar dinheiro para as coisas certas.!

Categorias:

Consórcio

Compartilhe:
Facebook logo

Última notícias

Última notícias