O que você está procurando?

Empréstimo pessoal para autônomo: como funciona?

28 de outubro de 2021
Blog image

Alguns sonhos precisam de uma pequena ajudinha para se tornar realidade. O crédito pessoal é uma alternativa muito recomendada para quem quer conquistar um bem e ficar cada vez mais perto daqueles objetivos de vida muito planejados.

Mas, durante o processo de contratação do crédito, é natural ser solicitado um comprovante de renda. No Brasil, muitas pessoas são trabalhadores liberais, sem prestar serviços com registro em carteira. Então, como o empréstimo pessoal para autônomo funciona?

Venha descobrir como o empréstimo pessoal funciona para pessoas autônomas e qual a melhor opção de crédito para esses trabalhadores. Boa leitura!

O que é o empréstimo pessoal?

O empréstimo pessoal é um crédito que é firmado entre você e uma empresa especializada. Nesse acordo, a empresa em questão te empresta um determinado valor para que você utilize da forma que achar melhor, sendo necessário o pagamento mensal de uma parcela para devolver o valor emprestado.

Essa troca de serviços vem com um acréscimo de juros nas parcelas. Essa porcentagem costuma variar de acordo com condições de funcionamento e outras políticas da instituição financeira escolhida para o acordo.

Inclusive, nesse modelo de crédito, caso você esteja negativado, a sua solicitação pode ser negada. Ou seja, é ideal estar de olho nos detalhes para que nenhum problema aconteça e interfira nos seus planos.

Como funciona o empréstimo para autônomo?

Para ter acesso ao empréstimo pessoal, mesmo sendo autônomo, é preciso entrar em contato com o banco de sua preferência e negociar os valores e outros detalhes.

A solicitação geralmente pode ser feita pela internet ou por atendimento presencial, mas em todo o caso você e seus dados passarão por uma análise de crédito. Caso a sua solicitação seja aprovada, serão definidos os valores e prazos.

Para análise do seu perfil, você precisará fornecer algumas informações pessoais e outros documentos que comprovem os seus dados e sua vida financeira. 

Comprovações solicitadas

Empréstimos pessoais geralmente envolvem um valor considerável de dinheiro, certo? Isso porque as compras de imóveis e carros, por exemplo, envolvem outras áreas e precisam ser feitas de maneira segura para que você não sofra nenhum tipo de problema.

Sendo assim, você precisa apresentar ao menos três tipos de documentações:

  • Documentos pessoais: RG e CPF;
  • Comprovante de residência: geralmente solicitados para confirmação de dados;
  • Comprovante de renda: utilizados para entender a sua vida financeira e saber se há algum tipo de pendência em aberto em seu nome.

No caso do comprovante de renda, trabalhadores com registro em carteira bastam levar o holerite ou até a carteira de trabalho. Mas, para o empréstimo pessoal no caso dos autônomos, é possível apresentar outros tipos de documentos? E como esse processo de comprovação de renda funciona?

Como pedir empréstimo pessoal sendo autônomo

Para os autônomos, o empréstimo pessoal é disponível da mesma forma que para os trabalhadores formais. O regime trabalhista não é um fator decisivo na hora de ter um crédito aprovado, mas sim a sua situação financeira no geral.

Então, se você é autônomo e precisa de um empréstimo, tenha com você esses documentos: 

  • Extrato da conta corrente;
  • DECORE;
  • Recibos referentes ao seu trabalho; ou
  • Declaração do imposto de renda mais recente.

Qualquer um desses documentos serão entendidos pelo banco como uma comprovação de renda. Sendo assim, recolha essas declarações e trace um plano para que o seu empréstimo não pese no bolso!

E no caso dos autônomos negativados?

Como você notou, não é possível realizar um empréstimo pessoal para autônomo negativado, todo o processo é aprovado caso a sua situação financeira for positiva, ou seja, para os negativados o empréstimo não é liberado.

Nesse caso, se você for um autônomo e se encontra com o nome sujo, o melhor crédito pessoal é o consórcio. Sem análise de crédito, você pode ingressar em um plano sem maiores burocracia e encontrar ofertas e prazos mais atrativos para o seu bolso!

Com a possibilidade de planejar o seu futuro de um jeito simples, o consórcio é muito benéfico pois é sem entrada e sem juros. Ou seja, o seu bolso e suas economias agradecem!

Como contratar um consórcio?

Para começar a aproveitar todos os benefícios do consórcio hoje mesmo, faça uma simulação com a gente!

Simples, fácil, prático e direto da sua casa, a simulação da Melhor Consórcio te ajuda a encontrar a melhor oferta de consórcio para o seu futuro. E, se tiver alguma dúvida, temos uma equipe especializada para te ajudar e fechar o melhor consórcio para os seus planos

Gostou do artigo? Visite também nosso artigo sobre o porquê do consórcio ser considerado um investimento de baixo risco!

Compartilhe:
Facebook logo

Última notícias

Última notícias