O que você está procurando?

FGTS pode ser usado para consórcio de veículos?

28 de outubro de 2021
Blog image

O consórcio de veículos é uma maneira muito planejada de alcançar o tão sonhado carro na garagem. Todo o seu processo acontece de uma maneira mais organizada, desde a contratação, até o pagamento das parcelas.

Por contar com prestações fixas, muitas pessoas costumam juntar um valor para quitar parte das parcelas e finalizar o pagamento do veículo  Outras tentam utilizar recursos parados, como o saldo do FGTS.

Mas, será que posso utilizar o fgts para consórcio? Como esse ativo pode ser benéfico para o plano de consórcio? 

Descubra a resposta para essas e outras perguntas e entenda como usar o fgts para lance de consórcio. Boa leitura!

Entendendo o FGTS

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, ou apenas FGTS, é um benefício voltado para trabalhadores empregados em regime CLT. Mensalmente, o empregador deposita uma quantia que poderá ser resgatada ao final do contrato de trabalho.

O FGTS é voltado para trazer mais segurança ao trabalhador, podendo ser utilizado para contribuir na criação de um patrimônio. Sendo assim, esse recurso é um direito e se aplica em certas regras trabalhistas como:

  • Trabalhadores com carteira assinada (CLT);
  • Trabalhadores temporários (Jovem Aprendiz);
  • Funcionário do lar.

No caso dos trabalhadores do lar e em regime CLT, 8% do valor do seu salário é depositado para o FGTS. Já os trabalhadores temporários têm direito a 2% da quantia sobre o valor do salário bruto.

O FGTS pode ser usado para o consórcio de veículos?

Como comentamos, o FGTS é uma garantia ao trabalhador após o seu desligamento da empresa. Mas, para além disso, essa é uma ótima maneira de iniciar o seu investimento para aumentar o seu patrimônio próprio.

No consórcio, ele pode ser sim utilizado para amortizar o saldo devedor, porém apenas para planos imobiliários. Ou seja, se você iniciou um consórcio de veículos ou qualquer outro tipo de consórcio para pagar uma parte das parcelas com o FGTS, isso não acontecerá.

Essa restrição é feita pois o FGTS só pode ser utilizado para compra de moradia própria. Sendo assim, todos os seus recursos do fundo de garantia só servirão para o consórcio imobiliário.

Consórcio de imóveis

O consórcio de imóveis funciona da mesma maneira que o consórcio de veículos, mas ele é voltado para a compra de casas, apartamentos e até terrenos.

Ao iniciar o seu plano, o FGTS pode ser utilizado em três situações:

  • Oferta de lance;
  • Complementando a carta de crédito;
  • Amortização do valor.

Veja a seguir como ele é aplicado!

FGTS como lance

Os lances são uma maneira segura de conseguir adiantar a sua carta de crédito. Eles são realizados durante a assembleia, seguindo todas as regras da administradora e do Banco Central.

Os consorciados poderão utilizar até 100% do saldo do FGTS para custear o consórcio imobiliário. Sem muita burocracia, para conseguir essa aplicação, é só apresentar o extrato na administradora no momento de recolher as ofertas de lance.

Complementação da carta de crédito

Como o consórcio é flexível, é comum que ocorra divergência no valor da carta de crédito, caso os planos mudem. Você pode começar um plano para compra de um terreno, mas mudar para a conquista de uma casa, sem maiores problemas.

Então, para que o seu poder de compra não diminua, o saldo do FGTS pode ser usado para complementar o valor da carta de crédito. Assim, você não precisa aumentar o prazo de pagamento e investe no seu futuro!

Diminuição do saldo devedor

Com uma boa quantia de FGTS é possível abater um valor considerável do saldo devedor. É possível pagar por todas as parcelas em aberto ou quitar algumas delas para ficar mais perto da casa consorciada.

Dessa maneira, o FGTS é uma ótima solução para diminuir o tempo de espera e conseguir uma casa, apartamento ou terreno de uma forma planejada e organizada.

Se não é possível usar o FGTS no consórcio de veículos, esse crédito ainda vale a pena?

Sendo um dos créditos mais democráticos e acessíveis, contratar o serviço de consórcio compensa e muito para o seu futuro!

Com ele, você pode escolher entre a compra de um modelo de carro novo, seminovo ou usado, pode separar 10% da carta de crédito para custear a documentação e tem um prazo confortável para o seu processo de compra.

Então, mesmo sem poder utilizar o FGTS, iniciar um consórcio para veículos é uma maneira extremamente vantajosa de aumentar seu patrimônio e conquistar um sonho!

Como escolher a melhor oferta de consórcio de veículos?

Para ter um consórcio contemplado de veículos, você precisa se planejar, pesquisar e encontrar a melhor administradora para as suas necessidades. O Consórcio Itaú, por exemplo, é um dos que mais contempla antecipadamente seus clientes.

Além disso, você também pode realizar quantas simulações de crédito forem precisas para encontrar a melhor oferta. Aqui no Melhor Consórcio você encontra uma equipe especializada para te ajudar e tem acesso a planos de consórcios muito acessíveis. Simule agora!

Aproveite e conheça também nosso artigo sobre: Consórcio contemplado de veículos: o que fazer agora?

Categorias:

Meu Carro

Compartilhe:
Facebook logo

Última notícias

Última notícias