O que você está procurando?

Lance em consórcio: o que é e como funciona

28 de outubro de 2021
Blog image

Para quem gosta de comprar com planejamento e sem sufoco, o consórcio vem se mostrando como um caminho extremamente vantajoso e eficiente.

Dentro do seu funcionamento, uma das formas de antecipar o crédito e conseguir a contemplação é pelo lance.

O lance é uma das maneiras mais seguras de obter a carta de crédito. Então, se você quer saber mais sobre o lance em consórcio e como essa alternativa é benéfica para o seu futuro, continue a leitura desse artigo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Para que serve um lance em consórcio?

O lance é uma forma de contemplação do consórcio, que tem o intuito de te beneficiar antes do esperado. Além de poder conquistar a carta de crédito pelo lance, a administradora também realiza sorteios de cartas contempladas.

Mas, se você não quiser contar com a sorte, a melhor maneira de conseguir o crédito é ter uma boa quantia para ofertar como lance e aproveitar o crédito com certa antecedência.

O lance é tido como uma das maiores vantagens do consórcio, já que traz mais liberdade para definir o momento ideal para garantir a carta de crédito.

Para conquistar uma boa oferta é sempre bom estar atualizado com o seu grupo, isso ajuda a escolher as melhores estratégias para o lance.

Como é o processo?

Para ofertar um lance no consórcio é preciso participar das assembleias. As assembleias são reuniões mensais organizadas pela instituição financeira ou administradora que tem como principal finalidade:

  • informar todos os consorciados sobre avisos;
  • comunicar mudanças relativas aos planos;
  • realizar os sorteios das cotas;
  • divulgar o resultados os lances;
  • prestar contas, entre outros.

O sorteio é um outro tipo de contemplação em que todos podem ganhar. Nesse caso, são sorteados números referentes a unidades, dezenas e centenas, tudo isso regulamentado pelo Banco Central, que é o órgão responsável pelo andamento e funcionamento dos consórcios no Brasil.

Já o processo de lances é um pouco diferente. Ao oferecer um lance, você acaba adiantando parte das parcelas restantes do seu consórcio e, para ser o ganhador, o valor disponível na administradora e o valor ofertado devem bastar para conseguir o bem.

Para ser computado, o seu lance deve ser apresentado antes do início da assembleia. Dessa maneira, a administradora consegue evitar fraudes, porque nenhum outro participante tem acesso aos valores.

Os lances possuem uma quantia mínima que pode variar de acordo com a administradora e as condições definidas no contrato. Por isso, a melhor forma de apresentar um bom lance é saber quais os seus tipos e como cada um deles funciona

Lance livre

O lance livre é um dos mais simples de ser ofertado. Como um leilão, você apresenta um lance e concorre com os outros participantes. Essa quantia oferecida é relacionada a quantidade de parcelas que serão antecipadas.

No lance livre o mais importante é o momento em que o lance é realizado. Para você ganhar a sua carta de crédito deverá disputar com outros clientes, o que não é muito bom para quem precisa da contemplação com certa pressa.

Lance Fixo

Já o lance fixo no consórcio, quem define o número de parcelas para adiantar a contemplação é a própria administradora. Esse tipo de lance, funciona com valores fixos que estão relacionados ao crédito total necessário.

Lance embutido

Agora, se você quer dar um lance de uma outra forma, pode participar por lance embutido. Para que ele ocorra, a própria carta de crédito é oferecida como lance.

Antes de escolher por esse lance, verifique as regras e o seu contrato do consórcio, já que algumas administradoras liberam apenas pequenas porcentagens da carta de crédito como lance embutido.

Em todos os tipos, se algum resultado estiver empatado, os finalistas são sorteados e o desempate é validado pelo número sorteado em ordem crescente. 

Agora que você já conhece os tipos de lance e como eles funcionam, deve estar se perguntando: como sei qual o melhor momento de ofertar meu lance e aproveitar minha carta de crédito antes do esperado?

Separamos algumas dicas para que o seu consórcio possa ser contemplado com antecedência!

Qual o melhor momento para ofertar um lance?

Como todos os consórcios possuem pequenas diferenças, é difícil definir um valor fixo de lance. Cada tipo de administradora de consórcio tem suas regras, condições e algumas especificações. Para saber o melhor momento para o lance é ideal:

Conhecer o histórico do seu grupo

Após a finalização da assembleia, a instituição financeira responsável divulga os números para os participantes. Então, consulte, faça seus cálculos e crie uma estratégia que pode ser a vencedora!

Conversar com a sua administradora

Mesmo com acesso a todos os números dos planos você pode não se sentir seguro para ofertar um lance no seu consórcio. Isso é bastante natural e, para esclarecer algumas dúvidas, converse com a sua administradora.

Com certeza um bom papo te ajudará a entender melhor como essa dinâmica funciona e ainda definir quanto dar de lance em um consórcio.

Evite dar lances no final do ano

Outra dica é evitar ofertar lances no período de fim de ano. Nessa época, os lances são mais concorridos, então escolha seu lance nos meses menos competitivos.

Por exemplo, meses como fevereiro são excelentes já que há mais possibilidade de conseguir ganhar a sua carta de crédito de primeira!

O lance em consórcio é uma ótima maneira de antecipar a carta de crédito e aproveitar o seu bem antes do planejado. 

Faça uma simulação de consórcio e se organize financeiramente para o seu lance!

Uma das formas mais seguras de definir prazos e valores do consórcio é realizando uma simulação. Nessa plataforma, você tem acesso a números reais e melhores ofertas de consórcio e poderá se organizar para ofertar um lance quando começar o seu plano.

Aqui na Melhor Consórcio você conta com um time de especialistas prontos para te ajudar a encontrar o melhor plano para o seu futuro. 

Faça a sua simulação com a gente agora mesmo!

Categorias:

Consórcio

Compartilhe:
Facebook logo

Última notícias

Última notícias