O que você está procurando?

Qual o melhor mês para dar lance em consórcios?

28 de outubro de 2021
Blog image

A oferta de lance pode ser uma maneira de antecipar a contemplação e quitar o consórcio antes do período definido com a administradora. Mas esse é um assunto que costuma trazer muitas dúvidas para os consorciados. É comum se perguntar, por exemplo, qual o melhor mês para dar lance em consórcio.

Se você também tem essa dúvida, nós podemos ajudar! No artigo de hoje você conhece mais sobre os tipos de lance, qual a porcentagem ideal de uma boa oferta e, claro, se existe, afinal, um melhor mês para tentar a antecipação. Continue acompanhando e boa leitura!

Conheça todas as possibilidades de lance

Antes de falarmos sobre os valores de um bom lance precisamos falar sobre essa oferta. Muitas vezes os lances são considerados como jogadas de sorte, mas não é bem assim. 

Com planejamento e estudo é possível traçar excelentes estratégias para dar um bom lance. Para isso, porém, há que conhecer todas as possibilidades de lance.

Abaixo, listamos quais são os tipos de lance e explicamos um pouquinho mais sobre cada um. Confira:

Lance fixo

O lance fixo é aquele definido pela administradora do consórcio. Nesse caso, todos os participantes do grupo podem dar lance, pois essa é uma informação coletiva.

Como o valor é o mesmo para todos participantes, cabe à instituição responsável delimitar alguns critérios para que um lance seja o vencedor. 

Lance com recursos do FGTS

Esse é um tipo de lance restrito aos consórcios de imóveis. Isso porque o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é um benefício ligado à Caixa Econômica Federal, voltado para assegurar uma certa estabilidade financeira aos seus contribuintes. 

O uso do FGTS, porém, é permitido em algumas outras situações, como na realização de saques direto dos caixas eletrônicos nos conhecidos “Saques aniversário” e também para o pagamento de alguns serviços de crédito, como o consórcio.

Então, quando você estiver realizando um consórcio imobiliário e quiser oferecer um bom lance, saiba que seu saldo do FGTS pode ser um importante aliado. Isso porque é possível utilizar todo o valor do fundo.

Lance livre

Já o modelo de lance livre é o tipo de lance que o consorciado decide o quanto deseja oferecer. O lance livre é o mais comum, sendo preferido por quase todas as instituições.

Aqui, como é o participante que escolhe o valor, não há como prever qual será a oferta vencedora em cada assembleia. E, assim como o nome indica, os valores de oferta do lance são realmente livres.

Isso significa dizer que os consorciados podem dar lances que vão desde 1% do valor da carta até a totalidade do benefício. Assim, cabe ao lance mais alto ser o vencedor. Se dois ou mais participantes oferecerem o mesmo valor, a instituição possui regras definidas no contrato para estabelecer o desempate. 

Lance embutido

O lance embutido é uma opção oferecida por instituições que desejam possibilitar aos consorciados uma oferta de lance que não pese tanto no bolso. Isso se deve ao fato de que o lance embutido utiliza uma parte do valor da carta de crédito no lance.

Desse jeito, o consorciado tem uma redução no valor final da carta de crédito. Assim, é possível economizar um pouquinho, apesar de perder em valor de compra. Com isso, o consorciado pode ser contemplado sem ter todo o dinheiro vivo. 

Quer saber mais sobre consórcios ou contratar o seu? Ligue 0800 354 4545 e realize os seus sonhos.

Qual a porcentagem do lance para ser contemplado?

Se você já se perguntou “quanto devo dar de lance no consórcio" sabe que essa pergunta pode ocupar horas e horas de pensamento. Afinal, ao oferecer um lance você está disputando um leilão com outros consorciados

Sem saber quais as reais condições financeiras e as intenções de cada um dos participantes do seu grupo é muito difícil conseguir realizar previsões assertivas. Por isso, é muito importante conhecer e estudar o padrão das ofertas de lance durante as assembleias. 

Mas atenção: você não precisa observar o comportamento das pessoas como um analista, não é nada disso! O relevante é apenas observar se existem muitas ofertas agressivas, ou seja, com os valores muito elevados, se os lances são embutidos, livres ou fixos, entre outros fatores importantes no momento.

Levando tudo isso em consideração, podemos por fim concluir que não há uma porcentagem de lance para ser contemplado. Isso porque as ofertas são muito variáveis de acordo com cada grupo e com o tipo do consórcio. 

No entanto, há um padrão que costuma servir como base para quem deseja especular um lance bom o suficiente para ser contemplado. Então, se você quer entrar em um leilão durante a assembleia, prepare-se para oferecer um lance equivalente a cerca de 20% do valor total da sua carta de crédito. 

Por exemplo, digamos que você esteja contratando um consórcio para comprar uma casa própria. Ao fazer a solicitação do crédito você decidiu que o valor ideal para realizar os seus planos era uma carta de crédito de R$ 300.000,00. Nesse caso, o valor de um bom lance seria 20% de 300.000, ou seja, R$ 60,000.

Mas e aí, qual o melhor mês do ano para dar um lance de consórcio?

Não existe uma resposta precisa quanto ao melhor mês do ano para dar um lance de consórcio. O que acontece, na verdade, é que em alguns meses a oferta de lances é mais disputada

Esses meses geralmente são aqueles onde há um acréscimo financeiro nas famílias brasileiras. Por exemplo, é natural que no fim do ano, onde as empresas costumam pagar o 13º salário, as pessoas utilizem esse dinheiro para oferecer um lance mais alto no consórcio. 

Assim, é ideal evitar períodos de fim e de início de ano. Portanto, se você quer fugir das disputas mais competitivas, os lances ofertados em meses que vão de maio a outubro são a melhor escolha

Então agora que você já conhece mais sobre a melhor época do ano para oferecer os lances, comece a preparar sua organização financeira para realizar esse investimento!

Veja também nosso artigo sobre o que acontece após quitar seu consórcio!

Categorias:

Consórcio

Compartilhe:
Facebook logo

Última notícias

Última notícias