O que você está procurando?

O que é e como funciona carta de crédito em consórcios

28 de outubro de 2021
Blog image

Quem está pensando em contratar um consórcio para comprar um objeto de desejo precisa se informar sobre todos os detalhes e tirar suas dúvidas sobre o assunto. Um dos itens que mais gera questionamento é sobre o que é a carta de crédito.

Saber como ela funciona e outras informações sobre esse documento com certeza pouparão muitas idas à administradora. Para que você consiga negociar o melhor plano de consórcio e esteja mais preparado para conquistar seu benefício o quanto antes, acompanhe esse artigo e descubra todos os pontos principais sobre a carta de crédito!

O que é uma carta de crédito?

Para entender o que é a carta de crédito e como ela funciona, é preciso saber mais sobre o consórcio. O consórcio é uma modalidade de autofinanciamento em grupo, em que todos os membros contribuem mensalmente para uma poupança coletiva 

Por isso, as administradoras e instituições que fornecem serviços de consórcio trabalham com a carta de crédito. Isso porque, quando você é contemplado, ao invés de receber o dinheiro em espécie, o que será entregue é um documento chamado carta de crédito que tem o mesmo valor legal que o dinheiro.

Como é o funcionamento de uma carta de crédito?

Você pode conseguir a sua carta de crédito por sorteio ou lance. No caso da contemplação antecipada, é sua obrigação por contrato continuar pagando mensalmente as parcelas. 

Lembre-se de que o valor da carta será correspondente à quantia que você solicitou no início do consórcio. Após a contemplação, a carta de crédito estará disponível. Para acessá-la, basta apresentar alguns documentos. 

É importante destacar que a documentação pode variar de acordo com a instituição financeira e também com a natureza do crédito. No caso do consórcio de imóveis, por exemplo, você deve apresentar algumas certidões e a declaração da propriedade.

Nos consórcios de veículos, a documentação exigida costuma ser:

  • modelo;
  • marca do veículo;
  • ano de fabricação;
  • documento de transferência.

Com todas as comprovações aprovadas, é possível ter acesso ao documento e ir comprar o bem que deseja adquirir. 

Mas, caso você não queira retirar a carta de crédito imediatamente, algumas administradoras liberam um prazo em torno de três a seis meses para a utilização do crédito, o que é ótimo se você quiser se planejar melhor para a chegada do seu bem.

Importante: a carta de crédito só estará disponível para uso do titular responsável pelo consórcio! Ao apresentar a sua carta contemplada na compra, a empresa que recebe entende que aquela compra é à vista, garantindo a você o poder de compra e ainda uma grande possibilidade de negociação.

Lembra que comentamos que o consórcio é como uma compra em grupo? Então, cada grupo é separado de acordo com o bem que os consorciados querem comprar. Se você quer comprar uma casa, todos os integrantes do seu grupo também consorciaram um imóvel.

Portanto, cada grupo de consórcio é diferente, com intuitos diferentes. Veja a seguir o que uma carta de crédito pode fazer quando disponível nos dois tipos de consórcios mais populares:

Carta de crédito no consórcio de imóveis

Quem inicia um consórcio para imóvel, quando tem acesso a carta de crédito, tem a possibilidade de pagar pela compra de um imóvel em si, residencial ou comercial, e outras opções como terreno e apartamento, usado ou na planta.

Carta de crédito no consórcio de automóveis

No caso do automóvel, a carta de crédito contemplada serve da mesma maneira. É possível comprar veículos pesados, utilitários, motos e até tratores com o consórcio. Essa diversidade é uma ótima maneira de ter o direito de compra mesmo se os seus planos mudarem.

Veja as vantagens da carta de crédito no consórcio

A carta de crédito só está disponível no consórcio, ou seja, esse modelo de recebimento de valores não é aplicado em financiamentos ou empréstimos. Agora que já entendemos o que é a carta de crédito e como ela funciona, separamos algumas vantagens que só a carta pode garantir.

Poder de compra

Por ser entendida como uma compra à vista, ao apresentar a carta de crédito no momento do pagamento, os vendedores podem fornecer outros benefícios e bonificações. Isso aumenta as possibilidades de negociação, o que proporciona a chance de uma economia significativa. Dessa forma, saiba que você não perde poder de compra por ter uma carta de crédito contemplada, muito pelo contrário!

Mais segurança

Andar com muito dinheiro na rua não é nada prático e nem seguro. Ficar com um montante considerável em casa também pode ser preocupante. Por isso, as cartas de crédito podem ser ótimas para quem não quer correr riscos no momento de sair da administradora, banco ou até mesmo de casa.

Com o documento em seu nome, apenas você pode realizar a compra desejada, pois ele é restrito para titular, ou seja, você. Mas, se for necessário trocar a titularidade da carta de crédito, a administradora solicitará alguns documentos e esse processo ocorre sem muitas burocracias.

Planejamento

O consórcio é uma maneira bem mais planejada de conseguir comprar um item de alto valor. Como é uma compra a longo prazo, traz mais tempo para organizar as contas e se preparar para a contemplação. 

Com a carta de crédito, mesmo se você for contemplado, a administradora permite um tempo de respiro. Isso pode variar de acordo com o contrato, mas geralmente esse prazo de espera vai de 90 a 180 dias. O ideal é que você consulte o seu contrato de consórcio  e fale com a empresa para saber sobre a sua carta de crédito.

Entender o que é a carta de crédito faz toda a diferença no momento de assinar o seu contrato e contribuir para o consórcio. Procure a administradora de sua confiança, escolha qual sonho realizar e comece hoje mesmo a estar mais perto do seu objetivo!

Gostou do artigo? Leia também nosso artigo sobre o que é fundo comum de consórcio!

Categorias:

Consórcio

Compartilhe:
Facebook logo

Última notícias

Última notícias