O que você está procurando?

Parcelas do consórcio: 10 coisas que você precisa saber

17 de janeiro de 2022
Blog image

O consórcio é uma das formas de conseguir se planejar para realizar uma compra grande que você sempre desejou. Por isso, é fundamental entender como funcionam as parcelas do consórcio e assim saber como aproveitar melhor esse crédito.

As parcelas do consórcio são calculadas seguindo regras da própria administradora e outras regulamentações garantidas por lei. Sendo assim, é sempre importante estar de olho em todos os detalhes que garantem o andamento do consórcio.

Para que você assine o seu contrato e pague as parcelas sem dúvidas, preparamos esse artigo sobre 10 coisas que você precisa saber e refletir no momento de pagar pelas prestações. Boa leitura!

1. O que está incluso

Mesmo que esse produto não cobre valor de entrada nem juros, todas as parcelas do consórcio incluem algumas taxas e o valor referente a sua carta de crédito. 

Esses encargos são diluídos através da quantia de prestações, ou seja, toda mensalidade que você paga já tem destino certo.

Já é possível ter acesso a alguns valores antes mesmo de contratar o consórcio. Sendo eles relativos a taxa de administração e fundo de reserva.

Taxa de administração

A taxa de administração é uma porcentagem que é revertida para a administradora em relação aos gastos que a empresa tem com a gestão do consórcio e outros custos mais operacionais. Lembre-se que essa porcentagem pode variar de acordo com a administradora.

Fundo de reserva

Já a taxa de fundo de reserva é voltada mais para o dia a dia dos grupos. Ela é alimentada mensalmente e serve para cobrir quaisquer gastos que o plano de consórcio tiver. Por exemplo, se algum participante se tornar inadimplente, é o saldo desse fundo que ajudará o grupo a operar normalmente.

Algumas administradoras incluem outras taxas como:

  • fundo comum: fundo que é destinado todo o capital do grupo;
  • seguro do consórcio: opcional, essa taxa pode segurar as pontas em caso de desemprego, morte ou invalidez;
  • adesão: taxa geralmente cobrada quando o consórcio é contratado por meio de um representante comercial.

A porcentagem de cada encargo também sofre alterações entre as administradoras, por isso faça uma pesquisa aprofundada para encontrar a melhor instituição com menores taxas.

2. Administradora

Se tratando de administradora de consórcio, é ideal que o relacionamento entre vocês seja o mais prazeroso e amigável possível. Diante disso, é importante que você escolha uma boa administradora, que seja confiável, tenha um bom atendimento e que possa te ajudar a chegar até o teu sonho.

Pesquise sobre a empresa na internet e procure outros clientes de consórcio para saber como foi a experiência. Vale lembrar que apenas administradoras de consórcios registradas pelo Banco Central podem oferecer esse tipo de serviço.

Se não tem registro no Banco Central (BACEN), fique de olho e fuja desse problema!

3. Reajuste

Os reajustes são aplicados às parcelas anualmente, no dia do aniversário de assinatura do seu consórcio. 

Essa atualização de preço nas parcelas do consórcio são influenciadas pelas tabelas de inflação que variam de acordo com o objeto consorciado.

No caso dos carros, o reajuste será baseado no IPCA  e em imóveis essa mudança será feita pelo o INCC. A cada novo ano de consórcio, é acrescido no valor uma pequena porcentagem relacionada a esse reajuste que faz o seu poder de compra continuar sempre alto.

4. Antecipar parcelas

O consórcio trabalha com prazos muito extensos e, algumas vezes, quando sobra um dinheiro no orçamento, é natural querer antecipar as parcelas. Essa antecipação pode e deve ser aproveitada!

Nesse caso, é possível adiantar de forma direta, pagando alguma próxima parcela, ou quitando de forma inversa, pagando da última prestação para a primeira. Escolha a melhor antecipação e fale com a sua administradora!

5. Lance

O lance no consórcio também é entendido como uma maneira de antecipação de parcelas, afinal, ao apresentar um bom valor, ele será descontado do seu saldo devedor. 

Porém, no seu contrato pode ter cláusulas específicas que tratem apenas sobre o lance, já que alguns tipos de consórcio tem um limite de oferta.

Em caso de dúvidas, procure a sua administradora, consulte o contrato de consórcio e reflita se o lance é uma boa oportunidade para a sua realidade financeira e para o consórcio. 

6. Inadimplência

A inadimplência é a falta de pagamento de algum boleto ou conta. Nos consórcios, após duas ou mais parcelas inadimplentes, o seu contrato é cancelado e você não tem mais acesso ao grupo e ao consórcio.

Em certas situações, você pode conversar com a administradora sobre a sua situação financeira e chegar a um acordo.

Ao não efetuar os pagamentos, em caso de contemplação, você não terá acesso a carta de crédito, o que acarreta em outros problemas como a alienação dos bens.

7. Data de vencimento

Para entender como as parcelas do consórcio funcionam, você precisa saber que não é possível alterar a data de vencimento das prestações.

Isso ocorre porque todos os integrantes do grupo possuem a mesma data de vencimento. Então, caso alguém altere a data, todos os membros e o consórcio são prejudicados.

8. Parcela que cabe no orçamento

Os consórcios são conhecidos por serem muito democráticos. Assim é mais fácil de encontrar parcelas mais acessíveis e prazos mais longos.

Para encontrar as melhores ofertas, converse com a administradora sobre as condições de pagamento mais favoráveis para a sua realidade financeira. Juntos, ambos chegarão a um consenso sobre o melhor plano para garantir o seu bem sem apertar o bolso. 

Para que isso aconteça, procure saber mais sobre os tipos de planos disponíveis. A pesquisa será sua maior aliada nesse momento e com certeza te ajudará a entender mais sobre o consórcio no geral.

9. Contemplação

No consórcio é possível ser contemplado antecipadamente por sorteio ou lance. 

Sorteio

Os sorteios acontecem em todas as assembleias e todos os participantes têm a possibilidade de ganhar. Caso a sua cota seja sorteada, é preciso apenas apresentar alguns documentos e em alguns dias a carta de crédito é liberada para compra do bem.

Lance

Os lances são uma maneira de antecipar as parcelas. É possível ofertar lances de diversos tipos, seguindo regras estabelecidas pelo Banco Central. Para garantir ser o vencedor, escolha os melhores meses para dar um bom valor de lance.

Aqueles que tiveram a oportunidade de antecipar o recebimento da carta de crédito, é importante lembrar que as parcelas devem continuar sendo pagas até o final.

Caso contrário, a administradora poderá recorrer judicialmente para que os bens comprados pelo consórcio sejam tomados.

10. Planejamento e organização

Para garantir o funcionamento do consórcio e o pagamento das parcelas em dia, o planejamento e a organização são a sua melhor alternativa. 

Manter uma planilha de controle ou até anotar em um caderno tudo sobre o consórcio ajudará a entender quanto falta para chegar até o dia da compra do tão sonhado bem.

Busque manter todas as informações do seu consórcio sempre atualizadas. Assim você evitará problemas, terá todos os documentos prontos para retirar o quanto antes a sua cota e garantir a carta de crédito sem burocracia.

Saber como funcionam as parcelas do consórcio é apenas o primeiro passo dentro desse crédito. O consórcio já ajudou milhares de brasileiros a conquistarem seus sonhos e aumentar seu patrimônio.

Por isso, faça a sua simulação com a gente! As pessoas especialistas do Itaú estão prontas para te ajudar e tirar todas as suas dúvidas. Venha planejar o seu futuro com o Melhor Consórcio!

Categorias:

Consórcio

Compartilhe:
Facebook logo

Últimas notícias

Últimas notícias