O que você está procurando?

7 dicas para planejar aposentadoria

28 de outubro de 2021
Blog image

Planejar a aposentadoria é uma maneira de aproveitar a melhor idade com tranquilidade e conforto. Mas, nem sempre é fácil fazer isso.

Por isso, no artigo de hoje, nós separamos 7 dicas práticas de coisas que você pode começar aos poucos e sem maior esforço para planejar sua aposentadoria.

Confira!

Comece a poupar hoje mesmo

Começar a poupar o quanto antes é a melhor dica que você poderá ouvir para dar início ao planejamento de aposentadoria. Desse jeito, você adapta seu orçamento e inclui nas suas despesas o planejamento da sua vida.

Não esqueça que, se você começa a poupar enquanto ainda é jovem, precisará de muito menos esforço para alcançar seus objetivos. 

Por exemplo, se você quer poupar para comprar um terreno quando parar de trabalhar, quanto mais cedo começar a juntar dinheiro, menos precisa poupar mês a mês, pois você tem o tempo ao seu lado.

Mas, saiba que, se você está perto de se aposentar, essa também é uma dica válida. Afinal, juntar um dinheirinho abre a possibilidade de fazer mais dinheiro.

Então, faça as contas, defina suas prioridades, coloque tudo que você gasta e ganha no papel e comece a poupar logo! 

Invista o seu dinheiro

Como vimos na dica anterior, economizar pode ser o primeiro passo para transformar o seu dinheiro e fazê-lo trabalhar para você. Por isso, não apenas economize, mas invista o seu dinheiro.

Ao fazer isso você está pensando no seu futuro, pois os investimentos costumam ser alternativas de renda passiva muito superiores à poupança, por exemplo.

E se você acha que investir é apenas aplicar o dinheiro na bolsa de valores, saiba que o universo dos investimentos é muito amplo e diverso. Com opções a longo e curto prazo, é possível contar até mesmo com títulos públicos para aumentar seu capital e construir uma aposentadoria mais confortável.

Construa um patrimônio

Construir um patrimônio durante a vida é o principal objetivo de todo mundo que trabalha duro e pensa no futuro. Porém, apesar de parecer algo lógico, construir um patrimônio é uma maneira de garantir uma aposentadoria com segurança.

Seja um terreno, uma casa, um apartamento, um carro ou qualquer outro tipo de bem, possuir coisas de valor em seu nome vai possibilitar que, em caso de emergências, você tenha de onde obter alguma renda.

Além disso, se você tem uma casa em seu nome, já sabe que não precisará pagar aluguel durante a aposentadoria. Ou seja, no momento certo da sua vida, assumir uma conta com responsabilidade é um passo que fará diferença no seu futuro.

Conte com o consórcio

Se você quer começar a montar o seu patrimônio, mas não possui condições financeiras para fazer isso à vista, saiba que o consórcio pode ser seu melhor aliado.

Sem juros e sem cobrar valor algum como entrada, o consórcio é a melhor alternativa para construir um futuro de maneira planejada. Isso porque a previsibilidade é uma característica do consórcio, deixando muito mais fácil para você organizar sua vida enquanto paga as prestações.

E o cálculo das parcelas do consórcio é muito simples. Clique aqui e conheça 10 coisas que você precisa saber sobre as parcelas do consórcio.

Além de todas as facilidades de pagamento, o consórcio ainda é um crédito muito amplo. Só com ele você pode comprar um veículo que sempre sonhou, como um automóvel para viajar por aí na aposentadoria.

E o consórcio ainda é muito vantajoso para quem procura comprar um terreno. Mas, será que vale a pena fazer um consórcio para construção? Sim, e essa pode ser uma excelente alternativa para sua aposentadoria! 

Além disso, o consórcio também pode ser sua porta de entrada para começar a investir em imóveis. 

Faça uma previdência privada

Contribuir para a previdência social é uma atitude importante. Através dela você garante um porto seguro para muitos momentos da sua vida, como em caso de desemprego ou então para comprar um imóvel utilizando o FGTS.

Na aposentadoria, porém, é ideal que você consiga ter uma outra fonte de renda. Isso porque o valor do benefício costuma ser muito inferior ao salário que você recebia enquanto trabalhava antes de se aposentar. Então, contribuir para uma previdência privada é uma excelente alternativa.

Existem diversas instituições disponíveis no mercado e você pode contar com várias opções de planos para contribuir. Assim, é possível planejar a aposentadoria aos poucos, sem pesar tanto no bolso.

Tenha objetivos claros

Você sabe o que deseja de verdade para sua aposentadoria? É curtir descansando? Viajar pelo Brasil e pelo Mundo? Continuar ativo e trabalhando? Quer morar na cidade, na praia ou no campo?

Responder essas perguntas vai te ajudar a saber o que você precisa fazer para alcançar o que almeja. Se você quer morar no interior, em uma casa simples, irá precisar de menos dinheiro do que alguém que almeja ter um duplex no centro de uma grande capital.

Então, mesmo que seja cedo, procure entender o que você espera dessa fase da vida. Assim, é possível estabelecer objetivos financeiros, familiares e profissionais de maneira clara. Pouco a pouco, conquistando um por um, você fica mais perto da aposentadoria dos sonhos.

Planeje uma poupança

Planejar uma poupança especial para a chegada da aposentadoria também vai deixar tudo mais fácil. A poupança deverá servir como uma reserva de emergência, portanto, nada de utilizar esse valor e ficar com a conta bancária zerada!

A aposentadoria é um momento onde sua vida financeira precisará ficar estável. E a poupança é o que pode trazer essa segurança, pois lhe dará a certeza de que você não precisará vender nada ou solicitar um crédito de emergência.

Com isso, sobra tempo para aproveitar o bom da vida!

Revise constantemente seus objetivos

Lembra que falamos da importância de definir seus objetivos? Tão importante quanto essa etapa é revisá-los constantemente.

Fazer planos é sempre uma boa opção para ver o futuro com mais clareza, mas há muitas coisas que não conseguimos controlar. E é por isso que revisitar os objetivos se faz tão necessário.

São muitas as coisas que importam para atingir a aposentadoria que você sonhou, então é recomendado procurar adaptar as coisas conforme sua vida for se desenrolando. E isso pode acontecer tanto para sonhar mais alto quanto para cortar um pouco das expectativas.

Gostou dessas dicas? Continue em nosso blog para aprender outras práticas para planejar não só a sua aposentadoria, mas também melhorar sua vida financeira como um todo!

Compartilhe:
Facebook logo

Última notícias

Última notícias