O que você está procurando?

Quantas parcelas posso atrasar no consórcio?

28 de outubro de 2021
Blog image

Ao contratar um consórcio, provavelmente você está planejando aumentar seu patrimônio ou conquistar um bem muito desejado. Para que isso se realize, esse sistema divide em pequenas parcelas o valor do bem e, a cada prestação paga, você fica bem mais perto do seu sonho!

Mas, a gente sabe que emergências e imprevistos acontecem, o que pode acabar atrasando o pagamento das parcelas. Então, para te ajudar a manter as prestações em dia e explicar um pouco mais sobre o processo de inadimplência, preparamos esse artigo.

Acompanhe e descubra quantas parcelas é possível atrasar no consórcio. Boa leitura!

Casos de inadimplência

Inadimplência nada mais é do que o ato de não pagar por determinada dívida em aberto. No caso do consórcio, se tornam inadimplentes todas as pessoas que por algum motivo não puderam contribuir financeiramente com o grupo.

Por isso, em cada fase do consórcio é aplicada uma série de medidas para melhorar a situação e evitar que o consórcio seja anulado ou cancelado. Confira:

Consórcio não contemplado

No caso de quem ainda não foi contemplado, o processo para organização dos atrasos é um pouco menos burocrático. É possível conversar diretamente com a administradora e renegociar a dívida em aberto sem perder as vantagens do consórcio.

Nessa conversa com a empresa, a melhor saída é ser sincero e explicar os motivos do atraso do pagamento. Assim, juntos, vocês conseguem chegar em um consenso sobre a maneira mais acessível de organizar as parcelas em atraso.

Consórcio contemplado não faturado

Quem já foi contemplado no consórcio, mas não tem todas as parcelas quitadas, passa por um processo um pouco diferente. A única alternativa é solicitar o seguro prestamista, que tem por finalidade garantir a quitação de uma dívida.

Se o seu plano não se encaixar nessas especificações, acontece a sua desclassificação do consórcio e cancelamento da cota. Em algumas situações, esse cancelamento ocorre após 42 dias de atraso da 2ª parcela em aberto.

Consórcio contemplado já faturado

Agora, se o seu caso é da carta de crédito contemplada e já utilizada, a situação pode ser mais complicada. Formalmente, a administradora avisará sobre o atraso, mas se não houver nenhum resultado, você pode ficar negativado e ter o bem tomado por conta da alienação fiduciária.

Isso acontece porque cada situação de inadimplência pode dificultar o acesso do resto do grupo à carta de crédito. Por isso, veja a seguir quantas parcelas de consórcio é possível atrasar e também algumas dicas para ter uma melhor relação com as suas dívidas. 

Quantas parcelas de consórcio posso atrasar?

Falando de um mundo ideal, é recomendado que não haja nenhum tipo de atraso nas parcelas do consórcio. Principalmente porque, ao ocorrer uma inadimplência mais longa, a administradora pode acabar cancelando todo o plano, o que atrasaria a realização dos seus sonhos.

Então, é importante você lembrar que cada administradora tem as suas condições de cancelamento e essas informações constam no contrato de consórcio. Por isso, consulte essas documentações antes de se desesperar caso a parcela atrase.

Algumas empresas de consórcio cancelam o plano a partir de 5 meses de inadimplência, outras aguentam apenas 2 meses de atraso. Em todo o caso, o melhor a se fazer é conversar com a administradora já que muitas delas aceitam fazer a renegociação da dívida.

Desse modo, você pode encontrar soluções para melhorar o orçamento e aliviar o bolso. Por exemplo, é possível aumentar o prazo de parcelamento e diminuir o valor individual da parcela. Viu só, o consórcio é muito flexível mesmo quando suas parcelas atrasarem!

Como não atrasar as parcelas do meu consórcio?

A melhor maneira de evitar um problema, é não atrasar as parcelas do consórcio que continua em aberto. Por isso, queremos te ajudar a conseguir o seu bem e vamos deixar algumas dicas para melhorar sua relação com as prestações do consórcio. Veja:

Planejamento financeiro

Planejamento e consórcio são quase sinônimos. Afinal, ao optar por um consórcio, você também estará escolhendo uma forma muito mais organizada de conquistar um objetivo! Então, coloque um planejamento em todas as suas finanças e sinta a diferença no bolso.

A melhor maneira é separando seus gastos entre categorias e julgando quais são os necessários, quais os variáveis e os supérfluos. Assim, com todas as contas bem diante dos olhos, você pode ter um maior controle delas e melhorar sua relação com o dinheiro.

Além disso, procure por preços mais acessíveis para a realização do seu sonho. Por exemplo, se o seu desejo é comprar um carro com mais calma e planejamento, pesquisar sobre qual a melhor época para comprar carro te ajuda a escolher uma boa oferta e economizar uma boa quantia na hora da contemplação.

Inicie o seu planejamento hoje mesmo!

Reserva de emergência

Dentro do seu planejamento financeiro, um dos itens quase que obrigatórios é iniciar uma reserva de emergência. Como o nome diz, esse fundo será feito e mantido apenas para ser usado em situações de extrema necessidade.

De início, comece separando 15% da sua renda para esse fundo e guarde todo o mês essa quantia para a reserva. Depois de alguns meses realizando isso, você terá um valor sólido que é feito unicamente para cobrir gastos inesperados da sua rotina. Assim, nenhuma parcela do seu consórcio fica atrasada!

Contrate um seguro quando assinar o contrato

No início do seu contrato, você provavelmente deve ter ouvido falar do seguro de consórcio. Essa é uma taxa não obrigatória, mas que se paga para ter mais proteção durante o processo todo desse crédito pessoal.

O seguro é feito para cobrir emergências, principalmente inadimplências e outras situações. Por exemplo, em caso de morte, invalidez, desemprego, entre outras, o seguro paga as parcelas por você.

Para assinar o seguro do consórcio, entre em contato com a sua administradora pelos seus canais de atendimento, como telefone ou email.

Agora que você já sabe quantas parcelas de consórcio pode atrasar, se atente a elas e não deixe nenhuma prestação passar! Comece hoje mesmo seu planejamento financeiro, faça sua reserva de emergência e não atrase seus planos!

Categorias:

Consórcio

Compartilhe:
Facebook logo

Última notícias

Última notícias