O que você está procurando?

4 vantagens de quitar o consórcio antecipadamente

28 de outubro de 2021
Blog image

O consórcio é um modelo de autofinanciamento a longo prazo que te ajuda a ficar mais perto dos seus sonhos. As parcelas desse tipo de crédito costumam ter prazos longos, por isso, é natural querer encontrar formas de quitar o consórcio o quanto antes, principalmente se houver uma boa quantia de dinheiro sobrando.

Quitar o consórcio pode significar se livrar de um gasto mensal e ainda concretizar um plano. Mas, quais as condições desse tipo de pagamento? Tenho desconto por antecipar o pagamento das prestações? Continue a leitura desse artigo e saiba como e quais as vantagens de quitar o seu consórcio!

Antecipação de pagamento

Por ser um tipo de gasto que se estende por um prazo mais longo, quando a oportunidade para quitar as parcelas do consórcio antecipadamente surge, ela deve ser agarrada. A antecipação do pagamento pode trazer um respiro para o seu orçamento e deixar o seu planejamento livre para realização de outro sonho!

As maneiras de fazer a quitação antecipada do consórcio se dividem em três:

Quitação inversa: nesse modelo, as parcelas do consórcio são quitadas seguindo uma ordem inversa, ou seja, as primeiras prestações a serem pagas são as últimas. Para quem tem possibilidade, uma ótima forma de antecipar é pagar a parcela mais distante e a do mês atual, diminuindo o tempo de consórcio pela metade.

Quitação diluída: essa antecipação é feita de uma maneira diferente. Nesse caso, o valor total que foi antecipado é dividido entre os meses restantes e subtraído das próximas parcelas, o que diminui as parcelas mensais.

Quitação Total: como o nome diz, essa é a antecipação total de todas as parcelas restantes do consórcio. Caso a cota já tenha sido contemplada, o participante encerra o seu consórcio.

É importante lembrar que cada contrato de consórcio tem as suas condições, por isso, é ideal que você reveja todas as suas documentações e entre em contato com a sua administradora para tirar todas as suas dúvidas. Assim, você saberá se é possível antecipar o pagamento e quitar o seu consórcio.

4 vantagens de quitar o consórcio antecipadamente

Para ajudar a decidir se vale a pena quitar o consórcio com um certo tempo de respiro, separamos 4 vantagens exclusivas que essa antecipação pode trazer para os seus planos e principalmente para o seu bolso. Acompanhe! 

Diminuição do saldo devedor

Ao contratar um consórcio, cada parcela é composta por pequenas porcentagens relativas à gestão e organização do consórcio, como um todo. A cada prestação paga, você fica mais perto do seu objetivo e diminui aos poucos o seu saldo devedor.

Ao quitar antecipadamente o consórcio, o seu saldo de dívidas diminui consideravelmente e encurta o tempo de finalização do consórcio. Isso garante que emergências futuras possam impedir o pagamento do seu consórcio.

Contemplação por lances

Quitar todas as parcelas do consórcio é uma ótima maneira de cortar uma prestação longa, mas isso não garante a contemplação da sua carta de crédito. Uma das maneiras de conseguir comprar o bem que tanto deseja é oferecendo um bom lance.

Os lances acontecem durante as assembleias de consórcio e, seguindo uma série de critérios, caso o seu valor seja o vencedor, sua carta de crédito ficará disponível de mais rapidamente.

Se livrar dos gastos de reajuste

Para que você não perca poder de compra, todos os anos a sua carta de crédito sofre um pequeno reajuste seguindo as tabelas do mercado. Essas adequações podem ser evitadas caso a quitação do consórcio seja feita antecipadamente, o que não tira o seu poder de negociação e permite que seja possível fechar uma boa compra.

Tirar a alienação do bem

No consórcio ou no financiamento os bens sofrem de alienação fiduciária. Isso significa que, mesmo que você já esteja utilizando os bens, legalmente eles são de propriedade da administradora ou da instituição. Ao quitar o consórcio, você elimina a alienação do bem e não corre o risco de perdê-lo em nenhuma outra hipótese.

Bônus: Utilização do FGTS

O FGTS é uma ótima forma de antecipar as parcelas do consórcio, mas esse recurso só é válido ao consorciar imóveis. É possível abater um bom valor do saldo devedor com o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Consulte sua administradora para saber se é possível quitar o seu consórcio imobiliário com o FGTS.

Quitar o consórcio antecipadamente tem desconto?

Ao realizar compras à vista, é natural que o processo de negociação acabe por fornecer alguns descontos ou benefícios. Por não cobrar valor de entrada, sem acrescentar juros às parcelas, o consórcio não disponibiliza nenhum tipo de desconto em caso de antecipação das prestações.

Visto que, ao quitar as parcelas antes do prazo, é possível evitar reajustes mensais e tem a possibilidade de ofertar um bom preço como lance. Dessa forma, mesmo sem o desconto em si, as oportunidades de economia são bastante benéficas para o seu consórcio e para o seu bolso. 

Gostou desse artigo? Veja também nosso artigo sobre como ser contemplado no consórcio de moto!

Categorias:

Consórcio

Compartilhe:
Facebook logo

Última notícias

Última notícias