O que você está procurando?

Quitei meu consórcio e agora? Veja o que fazer!

28 de outubro de 2021
Blog image

A maior vontade ao iniciar um plano de consórcio é adquirir um bem de maneira planejada, com a possibilidade de realizar os pagamentos com calma. Mas, quando chega a hora de pagar a última parcela, é muito comum se perguntar “quitei meu consórcio; e agora?”.

Essa dúvida é muito importante e deve ser respondida antes de você ser contemplado. Então, se você quer entender o que acontece com o bem e quais são os próximos passos após finalizar os pagamentos, acompanhe o artigo para saber o que fazer com o seu consórcio quitado.

Como quitar o consórcio

O consórcio é uma modalidade de autofinanciamento, que funciona como uma compra a longo prazo. Por isso, é comum fechar o contrato com planos mais acessíveis, que possuem um período de pagamento maior.

Ao falar sobre quitar o seu consórcio, precisamos lembrar que isso tem relação às parcelas e não à contemplação. Ter a carta de crédito em mãos significa que, antes de pagar todas as prestações do consórcio, você teve acesso a sua cota. 

Esse período de antecedência veio por meio de sorteios ou lances, práticas organizadas diretamente pela administradora. 

Mas, com a contemplação ou não, é possível antecipar algumas prestações do consórcio sem problemas. Essas antecipações são uma ótima maneira de quitar o seu plano e eliminar essa despesa do seu orçamento. Quer saber mais sobre essa prática? Vem com a gente!

Antecipar parcelas

A antecipação de parcelas é uma prática comum para quitar o consórcio em menos tempo. Ela trabalha com três modelos: a quitação inversa, diluída e total. Além disso, alguns modelos de consórcio oferecem ótimas condições para a antecipação. 

Por exemplo, no caso dos consórcios imobiliários, é possível pagar por parcelas ou ofertar lances com o saldo do FGTS. Dependendo do saldo presente nesse fundo, você consegue abater uma boa quantia do saldo devedor e ir quitando aos poucos a quantia restante.

Porém, esse recurso só é válido para o consórcio imobiliário. O consórcio de veículos não libera esse tipo de trâmite. Por isso, é ideal que você estude muito o seu contrato e converse conosco para entender melhor os processos sobre o seu consórcio.

Quitei meu consórcio, o que fazer?

Antes de quitar o seu consórcio completamente, é ideal que você reúna todas as parcelas pagas, os documentos pessoais e aqueles relativos ao consórcio que já estejam guardados. Esse arquivamento vai facilitar todo o processo de liberação de crédito e deixará todas as etapas bem mais simples.

Não se esqueça que mesmo quitando o seu consórcio, todos os seus documentos e papeladas relacionadas ao seu plano são analisadas. Mas, fique tranquilo! Isso acontece apenas como uma medida de segurança.

É somente após toda essa avaliação é que a carta de crédito é entregue. Esse documento equivale ao valor solicitado e é um documento muito valioso para sua compra.

É com ele que você tem acesso ao bem desejado. Além disso, a carta de crédito ainda garante um grande poder de compra e a possibilidade de negociação de descontos por permitir a compra de maneira à vista.

Em casos de negativação

O consórcio para negativados é muito comum. Por permitir esse tipo de contrato, o consórcio é considerado um crédito muito acessível. Para quem está com o nome sujo, quitar o consórcio é ainda mais importante, mas isso não garante a liberação do crédito

Mesmo que as suas parcelas estejam pagas sem atraso, como os seus documentos passarão por uma avaliação, o seu crédito não será liberado. Isso acontece porque o seu nome ainda estará na lista do SPC e Serasa, o que não permite que a compra do seu sonhado seja realizada.

A melhor recomendação nesse caso é tentar renegociar as dívidas em seu nome, contatando as empresas que você está em débito. Após tudo isso resolvido e caso o seu nome esteja limpo, seu crédito será liberado e sua compra poderá ser realizada sem maiores problemas. 

Quais as vantagens de quitar o meu consórcio?

O consórcio tem uma série de vantagens e a quitação das suas parcelas tem mais benefícios ainda, sejam a curto ou longo prazo. Veja alguns motivos do porque o seu consórcio quitado pode ser uma ótima escolha:

Eliminação de uma dívida

Você já sabe que o consórcio é a melhor alternativa para conquistar um bem quando não se tem todo o dinheiro em mãos. Mas, como toda solicitação de crédito, ter um consórcio é firmar uma responsabilidade e assumir uma dívida em seu nome.

Por isso, ao quitar as parcelas do seu plano, você corta uma despesa do seu orçamento. Sem esse valor mensal, é possível fazer outros planos para o futuro e continuar em busca da concretização de todos os seus sonhos.

Acabar com a alienação do bem consorciado

Todos os bens que são comprados pelo crédito do consórcio antes da finalização do pagamento estão sujeitos a alienação fiduciária. Essa alienação significa que, mesmo com o bem, no papel ele ainda pertence ao banco. Caso haja um grande período de inadimplência, a empresa pode tomar o bem de você para custear o prejuízo.

Ao quitar o seu consórcio você elimina esse risco! Assim, você tem total liberdade para vender, mesmo que no futuro, ou realizar qualquer tipo de alteração no seu bem. A quitação das parcelas traz mais segurança para as suas contas e mais garantias de que o seu bem é unicamente seu.

Liberdade para realização de outros sonhos!

Com um consórcio finalizado, você aproveitou todas as vantagens que ele pode te trazer, principalmente por ser uma maneira mais econômica para a compra do bem. Essa experiência te fará observar que no consórcio é possível ter mais liberdade para realização de outros sonhos!

Comece agora o seu consórcio e realize uma simulação completa com a gente! Só com o Melhor Consórcio você tem acesso a ofertas únicas e os melhores planos ideais para os seus sonhos.

Faça uma simulação agora mesmo para ter o melhor consórcio para a sua realidade financeira!

Categorias:

Consórcio

Compartilhe:
Facebook logo

Última notícias

Última notícias