O que está procurando?

Guia completo: tudo sobre consórcios

13 de outubro de 2021
Blog image

Comprar um carro, sair do aluguel ou reformar a casa são grandes conquistas. Uma das melhores maneiras de concretizar esses objetivos é pelo consórcio! Essa forma de adquirir bens é mais acessível que outros modelos de crédito pessoal e vem ajudando muitos brasileiros.

Sem entrada, sem juros e sem apertar o orçamento, o consórcio pode ser a sua melhor escolha no momento de mudar de vida! 

Acompanhe o artigo para saber tudo sobre consórcios, entender como esse tipo de serviço funciona e quais as suas maiores vantagens. Boa leitura!

Para que serve um consórcio?

A grosso modo, o consórcio é a junção de pessoas que contribuem mensalmente para realizar a compra de um bem. Diferente dos outros créditos do mercado, o consórcio opera como uma poupança em grupo em que todos os membros contribuem com um valor estipulado em contrato por um período definido.

O consórcio não trabalha com taxas de juros em suas parcelas, o que te dá a liberdade de dividir o prazo conforme for melhor para o seu planejamento. Nesse caso, essa é uma alternativa barata e acessível.

Nos grupos, todos os integrantes têm a mesma vontade, ou seja, querem comprar o mesmo tipo de bem. Por exemplo, se o seu consórcio é para moto, todos os participantes também estarão desejando uma motocicleta.

O funcionamento de um consórcio

Esse crédito funciona da seguinte maneira: você paga antes de poder ter o bem em mãos. Porém, é possível antecipar a contemplação por sorteios e lances. Assim, você terá a oportunidade de contar o objeto de desejo e acessar a carta de crédito completa.

Sendo assim, antes de contratar o seu consórcio, entenda que ele é uma compra a longo prazo. Mas, para que você não espere tanto tempo pela contemplação, as administradoras e instituições organizam assembleias.

As assembleias são encontros mensais em que os participantes ficam sabendo sobre mudanças, avisos e também quando ocorrem os sorteios e lances. Não sabe o que essas duas palavras significam no consórcio? Vem com a gente para entender!

Sorteios

Os sorteios são feitos pela administradora do consórcio e, nessa prática, são sorteadas cartas de créditos completas. Você e todos os que estiverem com as parcelas em dia têm chances de ganhar. 

Os sorteios são regulamentados pelo Banco Central, órgão responsável por registrar e fiscalizar todas as administradoras de consórcio do país.

Lance

Existem vários tipos de lances e que podem ser ofertados de acordo com o seu consórcio. Para que uma oferta seja aceita, é preciso informar a quantia que quer apresentar algumas horas antes da assembleia. Desse modo, você evita qualquer tipo de fraude.

Ao todo, existem quatro tipos de lances que você pode ofertar. São eles:

lance livre; 

lance fixo; 

lance embutido; 

lance com recursos do FGTS.

Agora que você já entendeu o que é consórcio e como ele funciona, fica mais fácil de saber outros detalhes sobre esse crédito. Veja a seguir como contratar o seu e descubra se há benefícios para você e seu futuro!

Como fazer um consórcio?

Para fazer um consórcio, tenha uma preparação prévia com muita pesquisa e planejamento. É ideal que, antes de contratar, você saiba as informações necessárias sobre o seu orçamento e principalmente sobre o bem que deseja comprar pelo consórcio.

Suponhamos que você queria consorciar um apartamento. Então, antes de encontrar a melhor administradora para te ajudar a conquistar esse objetivo, saiba qual o valor do imóvel, quantas parcelas deseja dividir e em quanto tempo conseguirá pagar.

Para isso, faça uma simulação com a gente! Garantimos as melhores ofertas de consórcio e temos uma equipe especializada nesse assunto e que pode tirar todas as suas dúvidas. 

Além disso, com uma simples simulação, é possível ficar bem mais perto do seu sonho!

Faça aqui a simulação do seu consórcio!

Com esses dados em mãos, escolha uma instituição de sua confiança, sempre analisando as opções e as vantagens. Converse com a empresa sobre o seu consórcio e chegue a um acordo que seja positivo para ambas as partes.

Para manter o seu consórcio em dia, é importante iniciar uma organização financeira e uma estratégia de gestão pessoal. Essas pequenas ações poderão salvar o seu bolso em um momento de crise e com certeza serão de bom grado para a sua vida financeira.

Quais as vantagens do consórcio?

Após toda essa explicação sobre o consórcio, é preciso apresentar também algumas vantagens que só esse crédito pode trazer. Confira os benefícios do consórcio:

Custo efetivo total mais baixo

O consórcio não trabalha com juros, o que deixa tudo bem mais barato. Assim, além de estar perto do seu sonho, você ainda pode planejar outros aspectos importantes para o seu futuro sem se preocupar com o valor das parcelas.

Menos burocrático e mais acessível

Para contratar o consórcio não é preciso passar por análise de crédito, o que facilita bastante o processo de compra. Dessa forma, ele é muito mais acessível caso você esteja negativado e ainda envolve menos etapas para a assinatura do contrato. 

Maior poder de compra

A carta de crédito é o documento que valida o seu consórcio como uma compra à vista. Isso garante poder de compra e traz mais oportunidade de negociação, sendo possível até mesmo tentar um desconto maior ou a possibilidade de adquirir outros benefícios. 

Agora que você já sabe tudo sobre consórcio, analise a sua realidade financeira, pesquise informações sobre o bem que deseja e faça uma simulação! Não perca tempo e planeje o seu futuro agora mesmo!

Gostou do artigo? Saiba como funciona um consórcio de imóvel!

Categorias

Consórcio

compartilhe

Facebook logo

Mais notícias

Mais notícias