O que você está procurando?

Vale a pena fazer consórcio de imóvel? Confira agora!

28 de janeiro de 2022
Blog image

Ter um cantinho para chamar de seu é o grande sonho de muitos brasileiros. A casa própria traz tranquilidade, conforto e é uma realização imensa!

Para alcançar esse objetivo é comum recorrer aos créditos pessoais. Com isso, muitas pessoas se perguntam se vale a pena fazer consórcio de imóvel.

Esse questionamento é muito natural, afinal, o funcionamento dos consórcios ainda gera algumas dúvidas. Quer conhecer tudo sobre esse crédito e descobrir se compensa fazer consórcio de imóvel? Continue a leitura!

Quais as vantagens de fazer um consórcio de imóvel?

Fazer um consórcio de imóvel compensa e traz diversos benefícios para sua vida pessoal e financeira. Conheça alguns deles:

  • ter sua casa do jeito que sempre sonhou;
  • possibilidade de mudar de ideia após ingressar no grupo;
  • manutenção do poder de compra;
  • liberdade para escolher o tipo de propriedade;
  • adquirir um imóvel sem precisar pagar valor algum como entrada.

Como funciona e como fazer um consórcio de imóvel?

O consórcio é um crédito extremamente valioso para quem preza por planejamento. Ou seja, se você sonha em ter a casa própria mas não quer comprometer toda a sua renda ou está estruturando sua vida e construindo um patrimônio para efetuar a compra, essa opção é a ideal.

A contratação do crédito depende apenas da apresentação de documentos simples, como RG, CPF e comprovante de residência.

Diferente de outros modelos, o consórcio funciona através de um autofinanciamento em grupo. Essa característica quer dizer que o funcionamento do crédito é coletivo e que você mesmo custeia o valor total do bem.

Para isso, as administradoras reúnem os participantes em grupos de acordo com a categoria do bem consorciado.

Formação dos grupos

A formação dos grupos é de responsabilidade das instituições financeiras que administram o crédito. Por exemplo, ao encontrar a administradora ideal para realizar seu consórcio de imóveis, você será reunido com outras pessoas que também tem o mesmo propósito.

Portanto, todas as pessoas do seu grupo de consórcio também desejam comprar um determinado imóvel. Para isso, todos os participantes devem pagar as mensalidades em dia e até o fim do contrato.

A contribuição mensal dos participantes para um Fundo Comum é o que assegura a compra dos bens de todos os consorciados. Esse Fundo opera como uma espécie de caixa do grupo.

Assembleias 

Com um funcionamento coletivo, é preciso realizar encontros periódicos para garantir que todos os participantes estarão igualmente informados e ativos. É para isso que existem as assembleias.

Geralmente feitas de maneira mensal, as assembleias funcionam para que a instituição responsável faça a prestação de contas, tire dúvidas dos participantes e também realize a contemplação de uma ou mais cotas. 

As assembleias periódicas são chamadas de “Assembleia Geral Ordinária'', ou apenas AGO. Para os encontros emergenciais ou fora do previsto, os encontros são chamados de “Assembleia Geral Extraordinária”.

Contemplação

A contemplação é o momento em que o consorciado tem acesso à sua carta de crédito. Em outras palavras, a contemplação é o que possibilitará a compra efetiva do seu bem. 

Para que isso aconteça, existem três situações:

  • por meio da oferta de um lance vencedor;
  • sendo sorteado pela administradora;
  • finalizando o pagamento das parcelas.

Ter acesso à carta após o pagamento das parcelas é a maneira natural de contemplação de todos os tipos de consórcio. 

Já os sorteios para contemplação antecipada acontecem em todas as assembleias. Nessa ocasião, a instituição financeira responsável pelo consórcio sorteia o número de algum participante e pronto, o consorciado tem acesso à carta!

A contemplação por meio de lances pode acontecer através dos lances livres, fixos, embutidos ou com recursos do FGTS.

Tipos de lance

Os diferentes tipos de lance existem para que os participantes dos grupos tenham mais chances de conseguir antecipar a contemplação.

Com o lance livre, o participante pode ofertar qualquer valor que desejar, como acontece em um leilão. Essa é a categoria mais praticada pelas instituições e, geralmente, um bom lance fica em torno de 10% do valor total da carta.

No lance fixo, a administradora estipula um valor fixo que corresponde a um percentual do valor da carta de crédito.

Como o lance é fixado e todos os consorciados podem realizar a oferta, estando de acordo com o contrato, a administradora estabelece critérios para definir o ganhador.

Já o lance embutido é a estratégia adotada em algumas instituições. Nessa modalidade, parte do valor da carta de crédito é utilizada como valor do lance. Com isso, a quantia ofertada é descontada do valor final da carta.

O lance com recursos do FGTS existe apenas para o consórcio de imóveis. Esse tipo de lance permite que você utilize até 100% do seu fundo de garantia como valor de oferta. 

Consórcio de imóvel pode ser usado para construir?

Sim, consórcio de imóvel pode ser usado para construir! Esse é um crédito livre e muito amplo.

Por isso, você pode utilizar esse crédito para qualquer coisa dentro da categoria de imóveis. O consórcio de imóvel permite que você:

  • compre uma casa nova ou usada;
  • construa seu próprio imóvel;
  • reforme um espaço já existente;
  • compre um apartamento novo, usado ou na planta.

É possível fazer uma simulação de consórcio de imóvel?

Realizar uma simulação de consórcio é a melhor coisa que você pode fazer antes de começar as suas buscas por uma administradora oficial.

Com essa prática é possível escolher com tranquilidade o melhor momento da sua vida para entrar em um grupo de consórcio, além de toda a possibilidade de planejamento que a simulação apresenta.

Só com o simulador de consórcio você descobre o quanto irá pagar de mensalidade, o percentual destinado às taxas burocráticas, o tempo de duração do grupo e muito mais!

Qual o melhor consórcio de imóvel?

Saber qual o consórcio de imóveis mais confiável é uma questão fundamental para todo mundo que deseja contratar esse crédito. Você já sabe que uma das características principais do consórcio é a segurança, por isso, pode ficar confortável quanto a isso!

Agora, é preciso levar outros fatores em consideração. O tempo até alcançar a carta de crédito e a possibilidade de contemplação antecipada, por exemplo, são condições bem importantes e que influenciam na tomada de decisão.

Atualmente, o Consórcio Itaú é o que mais contempla seus participantes antes da finalização do plano.

Agora que você já conhece tudo sobre esse tipo de aquisição, ainda está se perguntando se é realmente vantajoso? Pois então não precisa mais se preocupar! Com caneta e papel na mão, você perceberá que sim, vale a pena fazer consórcio de imóveis!

Sem pesar no bolso, esse crédito vai te possibilitar grandes conquistas sem deixar de lado o seu planejamento. Não perca mais tempo e conheça o consórcio de imóveis Itaú!

Gostou do artigo? Veja também nosso artigo sobre Consórcio para Móveis!

Categorias:

Consórcio

Compartilhe:
Facebook logo

Últimas notícias

Últimas notícias