O que você está procurando?

Vale a pena fazer consórcio de veículo? Tire suas dúvidas!

27 de janeiro de 2022
Blog image

Ter um automóvel na garagem é o grande objetivo de muitos brasileiros, e não teria como ser diferente! Afinal, com a rotina agitada, não depender do transporte público é uma vantagem e tanto. 

Porém, conquistar esse sonho requer um investimento considerável e muito planejamento. Com tudo isso, muitas pessoas questionam se vale a pena fazer consórcio de veículo.

Atraindo cada vez mais participantes, os grupos de consórcio vêm se popularizando pelas boas condições que só esse crédito oferece.

Se você tem dúvidas e quer descobrir, de uma vez por todas, se ele compensa, quais os benefícios de contratar e como é o funcionamento do consórcio, continue acompanhando o artigo que preparamos! 

O que é um consórcio de veículos e como funciona?

O consórcio de veículos funciona da mesma maneira que os outros tipos de consórcio. As etapas de um consórcio de veículos obedecem ao padrão de funcionamento desta modalidade: primeiro você contrata o crédito, depois começa a pagar as mensalidades e, por fim, recebe a contemplação, tendo acesso ao benefício da carta de crédito

Conheça mais sobre o passo a passo e saiba como fazer um consórcio:

Pesquisa 

A pesquisa é uma das fases mais importantes da contratação. É nessa etapa que o futuro consorciado deve levar em consideração o que espera do crédito. 

Questões como o valor da mensalidade e a quantidade de parcelas são fundamentais para o seu planejamento pessoal e para que você não passe por apertos financeiros com o consórcio. 

Por isso, leve todos esses fatores em consideração, sem esquecer que é fundamental analisar as taxas cobradas pelas administradoras.

Contratação

Depois de pesquisar bastante e encontrar a melhor oferta para o seu bolso e para o seu momento de vida, chegou a hora de contratar o crédito! Aqui já é possível observar uma das grandes vantagens do consórcio: a simplificação dos processos.

Sem burocracias, contratar um consórcio de veículos é muito fácil. Você só precisa apresentar a documentação exigida pela administradora responsável pelo crédito e pronto! 

Na etapa de contratação e assinatura do contrato não é preciso nem mesmo passar por uma análise de crédito. 

Participação no grupo

Uma vez contratado, você passará a participar do plano de consórcio. Como o nome sugere, esse grupo nada mais é do que a reunião de todas as pessoas que acordaram o mesmo tipo de crédito que você.

Quem fica responsável pela criação e condução dos planos é a administradora do consórcio. Entre as obrigações da instituição responsável está a condução das assembleias, que são encontros periódicos realizados entre todos os participantes.

Nesses eventos acontece a prestação de contas e também a possibilidade de contemplação antecipada.

Contemplação

A contemplação é o momento mais aguardado por todo mundo e que ajuda a comprovar que vale a pena fazer consórcio de veículo. Isso porque é somente nessa etapa que o consorciado poderá de fato adquirir o bem que tanto sonhou.

Mas, para antecipar o acesso ao benefício e diminuir o tempo de espera, as administradoras possibilitam que a contemplação aconteça por meio de sorteios ou da oferta de lances.

Com essas práticas é possível conseguir a carta de crédito antes mesmo do grupo encerrar!

Quais são os benefícios do consórcio de veículos?

Os créditos pessoais oferecidos no mercado têm como característica a burocracia na contratação, a alta taxa de juros, condições e prazos de pagamento não muito acessíveis. O consórcio, por sua vez, traz vários benefícios. Confira mais sobre cada uma dessas vantagens!

Parcelas acessíveis

O consórcio é um tipo de crédito conhecido pela acessibilidade. Isso acontece porque as parcelas que você precisa pagar são feitas de acordo com a sua realidade financeira.

Na hora de contratar o crédito, você e a administradora conversarão para entender qual o melhor plano e, com isso, encontrar a mensalidade ideal para que não haja riscos de atrasos no pagamento.

Ausência de juros e do pagamento de entrada

Por acaso você já se perguntou o que é melhor: consórcio ou financimento? A resposta para essa questão dependerá de como estão as suas economias. 

Isso porque o financiamento é um crédito que opera com a cobrança de juros e ainda exige um valor como pagamento de entrada na hora da contratação. Portanto, se você quer comprar um carro e já tem 20 ou 30% do valor total para pagar na entrada, o financiamento é uma opção muito viável.

Agora, se o que importa nesse momento é a realização de um bom planejamento para uma compra sem apertos financeiros, o consórcio é a melhor resposta! Sem precisar pagar nada como entrada e sem a incidência de juros, o consórcio de veículos cabe no seu bolso.

Segurança do começo ao fim

Toda a operação é acompanhada de perto pelo Banco Central, o que garante total segurança aos processos — desde a contratação até a finalização dos grupos. Além disso, ainda existe um forte aparato legal que regulamenta o funcionamento.

Conhecida como “Lei dos Consórcios”, a Lei nº 11.795 discorre sobre os direitos e as obrigações de todos os envolvidos no consórcio.

Afinal, vale a pena um consórcio de veículos?

Agora que você já tirou todas as suas dúvidas, ainda pode estar se perguntando: compensa fazer um consórcio de veículos? Esse crédito vale a pena? 

A resposta depende do seu momento de vida, mas analisando todos os diferenciais que apresentamos, é possível afirmar que o consórcio de veículo vale a pena!

É a possibilidade de contar com um carro novo ou seminovo sem precisar sofrer quando chega o dia de pagar as parcelas. Basta planejar seu futuro!

Se você se interessou, conheça mais sobre o consórcio de veículos Itaú e comece hoje mesmo a realizar os seus sonhos.

Gostou do artigo? Leia também nosso artigo sobre empréstimo pessoal!

Categorias:

Consórcio

Compartilhe:
Facebook logo

Últimas notícias

Últimas notícias