O que você está procurando?

Vale a pena fazer consórcio de moto? Conheça as vantagens.

28 de outubro de 2021
Blog image

A praticidade das motos frente à correria da nossa rotina é uma das coisas que mais chamam a atenção de quem procura um automóvel desse tipo. Outra grande vantagem é o valor das motos. Essas duas características são responsáveis por fazer muitas pessoas se perguntarem se vale a pena fazer um consórcio de moto.

Se essa também é uma dúvida sua, nós podemos ajudar! Para isso, preparamos esse artigo com algumas das vantagens que só o consórcio pode oferecer.

Além disso, no artigo de hoje você também conhecerá alguns motivos para fazer da moto o seu veículo. Continue acompanhando e tire todas as suas dúvidas sobre o que é consorcio de moto!

Por que o consórcio é uma boa opção para quem quer comprar uma moto?

O consórcio é um crédito pessoal que vem se popularizando muito nos últimos anos. Prático, o consórcio funciona como uma compra a longo prazo

Operando através de um modelo coletivo de autofinanciamento, esse crédito oferece condições de pagamento com características únicas. E o consórcio de moto é repleto de vantagens! 

Abaixo você conhece um pouco mais sobre algumas das características que só o consórcio é capaz de oferecer. 

Consórcio de moto é sinônimo de segurança

Por funcionar em um grupo, algumas pessoas não se sentem muito à vontade para participar de um consórcio. Mas, não precisa ser assim!

Isso porque o consórcio é extremamente seguro. Todas as instituições financeiras que oferecem o serviço são regulamentadas e fiscalizadas diretamente pelo Banco Central.

Além disso, o consórcio ainda possui uma legislação específica que define todos os limites, direitos e deveres de contratantes e administradoras de crédito. 

É a Lei dos Consórcios que diz, por exemplo, que a administradora de consórcio deve ser a responsável por toda a condução e gestão do grupo. 

A chance de ter uma moto na garagem com o máximo planejamento

Comprar um automóvel é sempre uma aquisição que requer planejamento. Afinal, é uma compra que costuma envolver valores altos.

Em alguns tipos de crédito, as condições de pagamento podem transformar sua compra em um verdadeiro pesadelo. Tudo isso porque juros, multas e reajustes costumam ter valores muito significativos. 

No consórcio não é assim, por isso vale a pena fazer consórcio de moto. Conforme falamos, esse é um modelo de autofinanciamento. Ou seja, primeiro você paga e depois recebe o bem.

Como funciona o consórcio de moto? O consórcio possibilita que você organize toda sua vida enquanto ainda não tem acesso ao benefício. Mas, para antecipar a contemplação, existem os lances e os sorteios.

Além disso, as parcelas do consórcio são muito previsíveis e os reajustes seguem indicadores previamente definidos. 

Não há cobrança de juros

Isso mesmo, no consórcio de moto não há cobrança de juros! Você escolhe a moto dos seus sonhos, participa de um plano e paga as prestações sem sofrer com o acréscimo de juros.

Assim fica muito mais fácil ter a sua moto nova na garagem.

Você não precisa pagar nada como entrada

Outra diferença do consórcio de moto para os demais créditos do mercado é que você não precisa pagar nada como entrada

No financiamento, por exemplo, esse valor costuma ser o equivalente a 20% do preço total do automóvel. Em muitos casos, essa despesa pode acabar inviabilizando a aquisição.

Quais as vantagens de ter uma moto?

Agora que você já viu que o consórcio de moto vale a pena, sendo a melhor opção de crédito do mercado, vamos falar um pouquinho sobre as vantagens de ter uma moto nova na garagem.

Mais economia

As motos são veículos que exigem pouca manutenção e, quando é necessário realizar algum procedimento, os valores são baixos. Então, não importa o tamanho do reparo, com uma moto, você com certeza irá gastar menos do que com um carro.

Além disso, o consumo de combustível e os impostos também são menores. O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) das motos pode custar menos de um terço do valor de um imposto de carro, por exemplo.

Há ainda a economia ao transitar por estradas onde há cobrança de pedágio, pois as tarifas para motos são muito inferiores aos valores cobrados de veículos maiores. 

Agilidade

As motos trazem muita agilidade ao trânsito. Ocupando menos espaço que carros, as motocicletas são veículos perfeitos para quem anda sozinho.

Por serem veículos pequenos, as motos ainda são menos poluentes que os carros. 

É mais barato comprar uma moto do que um carro

Apesar de existirem inúmeros veículos e com opções para todos os bolsos, as motos são mais baratas do que carros em geral. Para exemplificar, pense em quanto custa uma moto 125 cilindradas, que seja um veículo de entrada. Agora faça o mesmo exercício com um carro popular.

Bem significativa a diferença, não é mesmo?

Portanto, optar por comprar uma moto pode ser uma escolha muito saudável para sua conta bancária.

Quais são os modelos de moto mais econômicos do mercado?

Como vimos, uma das grandes vantagens de ter uma moto é a economia que esse automóvel oferece em comparação com outros veículos. Mas, são todos os modelos de motos que são econômicos? 

Para ajudar você a decidir na hora que precisar realizar a escolha, preparamos uma tabela com os modelos mais vendidos no ano de 2020 e o quanto cada um dos veículos consome em média. Confira:

Modelo

Litros de combustível por quilômetro

Honda CG 160

41 km/l

Honda Biz

52,9 km/l

Honda NXR 160 Bros

46 km/l

Honda Pop 110i

55 km/l

Honda CB 250 Twister

26 km/l

Honda PCX 150

47,5 km/l

Yamaha Fazer 250

38 km/l

Yamaha YBR 150 Factor

40,5 km/l

Yamaha XTZ 150 Crosser

35 km/l

Consórcio de moto vale a pena?

Analisando o quanto as motos são econômicas e o quanto o consórcio é um crédito vantajoso, a resposta é uma só: sim, vale a pena fazer um consórcio de moto!

Planeje sua vida, faça as contas e dê início ao seu plano agora mesmo.

Escolhendo uma administradora com boas taxas, seu consórcio de moto se torna ainda mais benéfico. Uma das instituições mais populares é o Itaú.

Para saber mais sobre consórcios, confira nosso guia completo sobre o assunto!

Categorias:

Minha Moto

Compartilhe:
Facebook logo

Última notícias

Última notícias