Ainda tem dúvidas em como contratar um consórcio ou qual a melhor opção para você? Confira nosso FAQ e tire todas as suas dúvidas sobre consórcio!
Respondemos algumas questões sobre o consórcio para você entender de verdade.
O Consórcio Itaú é muito simples! Um grupo de pessoas se reúne com o mesmo objetivo de compra, pode ser um carro, uma casa, um terreno ou até reformar. Escolhem valor do crédito, pagam parcelas mensais, determinam o prazo e aguardam a contemplação. Ao longo do contrato participam de sorteios para concorrer a uma carta antecipada e oferecem lances. Ao final do contrato, os participantes recebem sua carta de crédito. Não há cobrança de juros ou entrada.
A carta de crédito, nada mais é, do que o produto final do consórcio. Ela é um documento financeiro que deve ser apresentado aos vendedores para a compra do bem escolhido. Uma espécie de ”ticket de compras” equivalente ao montante do crédito selecionado no consórcio. Ela promove uma transação segura e corresponde ao pagamento à vista da aquisição.
Esta é uma boa notícia! O consórcio contemplado significa que você está com a carta de crédito em mãos para comprar o bem que você estava esperando. Com isso, você precisará seguir este roteiro:
O fundo de reserva é um valor cobrado pelas operadoras para assegurar todos os contratos em eventos adversos e garantir a entrega de carta de crédito aos participantes. Ele cobre eventuais faltas e cancelamentos. Caso, no final do contrato, exista um saldo remanescente, o mesmo será dividido entre os participantes adimplentes após 60 dias do encerramento.
O lance é um valor oferecido à administradora (além da parcela mensal) no dia da assembleia. Ele é ofertado com o objetivo de concorrer junto de outros participantes à antecipação da carta de crédito. Existem 04 tipos de lance, avalie qual se encaixa em seu perfil:
O consórcio de imóvel funciona com o objetivo de adquirir uma casa, um apartamento, um terreno ou reformar um imóvel. Um grupo se reúne pela mesma meta, geridos pela administradora. Pagam parcelas mensais e participam de sorteios pela carta contemplada, nesta modalidade não há juros ou entrada. Podem oferecer lances e concorrer ao crédito antecipadamente.
Este consórcio é semelhante aos outros modelos, porém o objetivo final é comprar um terreno. Os participantes pagam parcelas e concorrem a carta de crédito contemplada via sorteio ou por lance. Ao final do contrato recebem o crédito e podem conquistar o terreno pagando à vista, o que pode gerar vantagens. O consórcio de terreno não cobra juros ou valor de entrada.
A melhor carta de crédito para construção é aquela que atende suas necessidades em valor e condições ofertadas pela administradora. É necessário avaliar o orçamento familiar e o planejamento da obra para definir o crédito e a escolha da parcela que cabe no bolso.
Investir em imóveis possibilita a aquisição de uma renda passiva, assim como, uma maneira de diversificar investimentos, e com uma escolha assertiva na localização, promove um alto potencial de valorização de médio a longo prazo. Podemos também considerar a formação de patrimônio como mais uma vantagem nesta modalidade.
Depende. O financiamento se encaixa para quem não pode esperar para receber o imóvel e está disposto a pagar juros para esta conquista. Já com o consórcio de apartamento, não há juros ou valor para entrada, as parcelas são calculadas conforme o crédito necessário e o prazo se encaixa no orçamento. Entretanto, o investidor deve avaliar o planejamento e o tempo que necessita para adequar expectativas e fazer uma escolha eficiente a longo prazo.
Comprar uma sala comercial com consórcio equivale a escolher a categoria de consórcio imobiliário. A contratação e o funcionamento são os mesmos. Basta escolher o valor de crédito para adquirir a sala, calcular o prazo e o valor da parcela. Use o simulador e avalie opções. Entre em contato e defina o grupo ideal. Pague as parcelas e aguarde o próximo sorteio. Poderá também oferecer um lance na assembleia, tudo isso sem juros ou entrada.
O consórcio de veículos é um modelo de crédito que funciona através de uma compra coletiva. Um grupo de pessoas se reúne sob a gestão de uma administradora e paga mensalmente parcelas para aquisição do carro, moto, caminhão ou utilitário escolhido. No consórcio não há cobrança de entrada ou juros, apenas a taxa de administração que é diluída no parcelamento.
Não. O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) pode ser usado apenas no consórcio imobiliário que engloba as categorias de casa, apartamento, terreno, reforma e construção.
Trata-se de uma compra coletiva onde são reunidas pessoas com o mesmo objetivo, neste caso conquistar uma moto nova. Primeiro defina o valor do crédito, em seguida utilize o simulador para encontrar os grupos disponíveis e escolha a parcela ideal para seu orçamento. Ao fechar o contrato com o Itaú, já está participando dos sorteios mensais e das assembleias na concorrência por uma carta de crédito antecipada. Ao longo de todo o contrato não há cobrança de juros, e não é necessário dar entrada.
Para ser contemplado no consórcio de moto basta estar com suas parcelas em dia para concorrer nos sorteios mensais, ou oferecer um lance na assembleia pela antecipação da carta de crédito.
O consórcio de tratores agrícolas trata-se de uma compra coletiva sem incidência de juros. Os participantes escolhem a parcela adequada para seus negócios enquanto aguardam a contemplação. Todos os meses os grupos participam de sorteios onde concorrem pelo crédito antecipado e tem a oportunidade de oferecer um lance. Ao final do contrato recebe a carta de crédito e adquire o maquinário à vista.