Banner Image

Consórcio

Descubra o consórcio e atinja seus objetivos com segurança e economia.

Simple text image

O que é consórcio?

É simples: consórcio é um tipo de compra coletiva em que um grupo de pessoas com um objetivo comum se une para formar uma espécie de reserva e ao final do contrato adquirir o bem desejado. Cada integrante paga parcelas pré-definidas na contratação (e sem juros!) e, mensalmente, participa de sorteios para receber sua carta de crédito.

O consórcio é a forma segura e barata de realizar o seu maior sonho: um imóvel novo para a família, uma casa na praia, um veículo 0km ou até um caminhão!

Confiável, seguro e realizado pelo Itaú

Quando você sonha grande, nada melhor do que ter um parceiro para garantir sua conquista. O Melhor Consórcio é autorizado pelo Itaú, por isso, você conta com a estrutura e segurança do maior banco da América Latina para dar esse importante passo.

Que tal descobrir o Melhor Consórcio para o seu momento de vida? Faça sua simulação online e conheça o consórcio ideal para você.

Comece seu consórcio em 3 passos

É simples. Confira:

Grupos e parcelas: como funcionam?

Ao fechar um consórcio, você fará parte de um grupo de pessoas com objetivos parecidos com o seu. Todos devem pagar as parcelas contratadas em dia para garantir a chance de ser sorteado nas assembleias mensais.

As parcelas são definidas na contratação e compostas de taxa de administração, fundo comum, fundo de reserva e seguro (em alguns casos) somados ao valor da carta e divididos na quantidade de meses contratada.

Simple text image

Quer experimentar? Faça sua simulação online e descubra o melhor consórcio para você.

Sorteios e lances: como fazer?

Quer tentar garantir seu crédito com mais rapidez? É simples. Você pode dar lances nas assembleias mensais e sair na frente na hora de realizar o seu sonho. Assim como em um leilão, o maior lance será vencedor. Ele pode ser dado com recursos próprios, dinheiro do FGTS e crédito da própria carta do consórcio.

Se não puder dar um lance para antecipar o crédito, você ainda pode ser sorteado nas assembleias mensais e receber o valor contratado.

Simple text image

Contemplação: já posso comemorar?

Uma contemplação acontece quando um integrante do grupo é sorteado na assembleia ou quando um lance é aceito, e o Itaú é o banco que mais contempla. Ao ser contemplado você recebe a quantia que contratou e pode comprar seu carro ou casa negociando à vista!

Interessou mas ainda tem dúvidas? Vem cá!

Como funciona o consórcio? 

O consórcio é uma modalidade de compra indicada para quem tem planejamento e busca por economia no momento de adquirir um bem. Quem entra em um consórcio, se reúne a um grupo de pessoas interessadas pela compra daquele mesmo patrimônio. 

Em vez de pagar e adquirir esse patrimônio instantaneamente, você paga por ele antes de recebê-lo. Durante os pagamentos, você pode ser contemplado com uma carta de crédito através de um sorteio feito pela administradora. Com isso, você tem direito a adquirir o bem antes de quitá-lo. Outra maneira é através de um lance – ganha o consorciado que ofertar o maior lance aprovado pela administradora. 

Agora que você sabe como funciona, que tal descobrir qual o melhor consórcio para você? Ligue para 0800 333 4545 e fale com um de nossos especialistas.

Como declarar consórcio contemplado no IR?

Quem tem um consórcio muitas vezes se pega com dúvidas, entre elas, a de como declarar consórcio no IR. Pois saiba que esse é um tópico importante e que você precisa ter atenção! 

Se você contratou um consórcio cujo valor do bem a ser adquirido é igual ou maior que R$ 5 mil, você deve declará-lo em seu Imposto de Renda. No caso de consórcios ainda não contemplados, você deve selecionar o código 95 – Consórcio não contemplado, da declaração de Bens e Direitos e informar o CNPJ da administradora e os detalhes sobre ele. Por fim, deve declarar o valor da carta, número de parcelas e a quantia paga no ano vigente. 

Já se você recebeu uma carta de crédito e não sabe como declarar um consórcio contemplado, é preciso informar na ficha de Bens e Direitos que você teve acesso ao patrimônio, seja por sorteio ou lance. No programa do IR será importante informar detalhes como as parcelas pagas no ano e como foi a contemplação.

Tem mais: se o consorciado for uma empresa, é necessário também saber como contabilizar. A melhor maneira de fazer toda a etapa de declaração corretamente é com a ajuda de um contador. Caso você ainda não tenha um, contrate um profissional de confiança.

O que é cota de consórcio? 

Basicamente, a cota de consórcio é a identificação de um consorciado dentro do grupo ao qual ele pertence. A cota de consórcio se trata de um número de registro e nele constam informações como o contrato e o histórico de pagamentos. 

Nos sorteios mensais, por exemplo, caso seja contemplado, ele não é identificado pelo seu nome ou dados pessoais na administradora, mas sim pela sua cota.

Como funciona lance no consórcio?

Quando você contrata um consórcio, pode receber sua carta de crédito antecipadamente de duas maneiras: através de sorteio ou lance. Mas como funciona e como dar lance?

Um lance no consórcio funciona como um lance em um leilão. O consorciado oferta um valor pela carta de crédito e aquele que ofertar o maior valor é contemplado após aprovação da administradora. Você pode ofertar lance de duas maneiras: através de lance fixo e lance livre.

No lance fixo a administradora é quem define o valor percentual a ser ofertado. O que é o lance livre? É simples: o consorciado que ofertar o maior valor percentual da carta de crédito leva!

Quais as vantagens do consórcio?

São muitas as vantagens do consórcio, mas vamos listar somente as principais:

  • não há cobrança de juros, apenas taxa de administração e fundo de reserva;
  • no consórcio você não precisa dar entrada, basta quitar a primeira parcela para iniciar;
  • a parcela é ajustada ao seu bolso;
  • você participa de sorteios mensais concorrendo ao crédito contemplado;
  • pode oferecer lances nas assembleias para ganhar a carta antecipadamente.

Agora basta fazer uma simulação e entrar em contato com a central de atendimento para garantir seu consórcio.

O consórcio tem juros?

Não, no consórcio não há cobrança de juros. Apenas a taxa de administração e fundo de reserva que são diluídos no parcelamento.

Simple text image

Realize seu grande sonho. Faça sua simulação online e descubra o melhor consórcio pra você.

Vídeos

Mitos e verdades

Você também pode se interessar:

Simple text image

Simule

Faça sua simulação totalmente online e descubra as melhores opções de consórcio para você.

Conheça nosso blog

Conheça nosso blog